terça-feira, 19 de maio de 2015

ESPAÇO DO PEDRO AVELINENSE 10: José Xavier da Costa Júnior





José Xavier da Costa Júnior é conhecido popularmente como Maduro. Ele nasceu em Pedro Avelino RN, em 09 de Março de 1966, sendo filho de José Xavier da Costa (in memorian) e Francisca Braz Câmara Costa (Tetê).

Ele possui 7 irmãos: Rosa de Lima Costa,
Francisca Sônia Costa Valério, Francisco Canindé Costa, Luiza Lúcia Costa Câmara, Maria Betânia Costa, Maria Solange Costa Câmara e Paulo Rogério Costa.

Nosso primo Maduro é casado com a senhora Josefa Josane Souza. Possui 03 filhos: Giovanna Karla Rodrigues Costa (Primeiro Casamento), João Eduardo de Souza Costa e Heitor de Souza Costa.

José Xavier define sua trajetória escolar com o seguinte relato:

"Meu primeiro contato com as letras foi na Escola Isolada José Gabriel Avelino na Zona Rural do Município de Afonso Bezerra (Jacumã) e Tive como Primeira Mestra a Professora Rosalva que me faz lembrar da sua grande paciência para nos ensinar a pegar no lápis e pronunciar as primeiras letras. Depois me transferi para a sede do município onde passei a estudar na Escola Estadual José Avelino onde concluí a 2ª Série do Ensino Fundamental com a Professora Maria de Nicanor. Gostaria também de lembrar da Professora particular Dona Maria José, onde tive a oportunidade de aprender a tabuada contribuindo significativamente para o conhecimento das quatro operações como também para toda vida escolar. Aqui na nossa terrinha conclui a 3ª série (1979) e 4ª Série do Ensino fundamental (1980) na Histórica Escola Estadual Professor Abel Furtado onde tive a Honra ter como Professoras: Maria José Morais e a Professora Sebastiana (3ª Série) e na 4ª Série a saudosa Chiquinha de Doba de quem tenho ótimas recordações por sua maneira extrovertida de lidar com seus alunos. No ano de 1981 iniciei a segunda etapa do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio Marinho e concluí em 1984. Assim, em 1985 iniciei o 2º Grau Curso Magistério concluído em 1987. No ano de 1994 finalizei novamente o Ensino médio na referida Escola, onde durante toda a trajetória tivemos ótimos professores, não citarei os nomes para não cometer erros de esquecer alguém. Pois todos foram importantes para minha vida escolar. Para Finalizar esta trajetória fui aprovado no vestibular da UERN no Curso de História, concluindo a graduação no ano de 1998”.

No tocante a sua trajetória profissional, trajetória essa baseada no magistério, o vereador Maduro disserta...

"Já formado como Professor com Magistério, em 1988 fui convidado pela Diretora Tica Flor para lecionar na Escola Professor Abel Furtado o Supletivo (atualmente EJA), tendo assim a primeira experiência de sala de aula. No ano seguinte, fui convidado Pelo Professor Zequinha, então diretor da Escola Estadual Professor Josefa Sampaio para lecionar através de um contrato provisório. No ano de 1990, estimulado pelo professor Zequinha fiz o concurso para ASG do Estado Rio Grande do Norte. Já aprovado, fui convocado para a Escola Professor Abel Furtado onde fiquei até o ano de 1993. Novamente fui aprovado no Concurso para Professor do Estado. Desta forma, por lei tive que optar pela carreira de Professor, nomeado Diretor da Escola estadual Professora Josefa Sampaio Marinho no período 17/07/1999 a 02/04/2003, voltando novamente a ministrar a aulas na referida escola. No ano de 2004 lecionei na Escola Municipal Raimundo Cavalcanti. No ano de 2005 lecionei na Escola Estadual Nádia Maria Câmara e Escola Municipal Maria Madalena, ambas no Município de Guamaré RN. Ainda em 2005, mais uma vez fui aprovado para o concurso de Professor do Estado do RN, sendo convocado no ano de 2006, voltando a lecionar na Escola Josefa Sampaio. Atualmente leciono na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio Marinho e estou no segundo mandato de vereador da minha querida Pedro Avelino, que foi chamada de Princesa do Sertão na letra da Música do Saudoso Padre Antas”.

Nosso conterrâneo se considera uma pessoa justa, honesta, sincera, amante da boa política e defensor dos menos favorecidos e marginalizados que tem procurado cultivar acima de tudo a humildade e a boa amizade.

Para ele, alguns momentos marcaram a sua vida... Enfatiza o seu primeiro emprego formal, aprovação no vestibular, aprovação no concurso para professor e a sua primeira eleição para Vereador. O que para muitas pessoas foi considerada uma surpresa inesperada. Também registra de forma alegre o nascimento de seus filhos e relembra de forma triste a morte de seu pai, Tio José, o saudoso José Xavier filho do nosso avô Pedro Xavier da Costa.

O vereador, incansável na defesa do menos favorecidos, deixa uma mensagem para aqueles que leem este espaço:

Que os Jovens de hoje busquem como meio de sucesso a educação.

E relembra o grande pensador Brasileiro, Paulo Freire:

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

José Xavier da Costa Júnior, Graduado em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN e Professor da Rede Estadual de Ensino do RN e Pós - Graduando em Gestão Escolar.
Email para contato: josexavier.junior@ig.com.br



Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2015.

heliosilva77@gmail.com













7 comentários:

  1. Grande figura, representante do povo,excelente educador, uma pessoa honesta, justa e positiva. Valeu meu amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Grande figura, representante do povo,excelente educador, uma pessoa honesta, justa e positiva. Valeu meu amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Elisonaldo! foi nosso professor, excelente educador e exemplo de honestidade na nossa cidade! Um cara batalhador e carismático, esse é nosso amigo Maduro.

      Excluir
  3. Este é mais um amigo, conterrâneo, e também meu compadre, outro pedroavelinense de origem humilde que venceu na vida através dos estudos. O blog está de parabéns pois está servindo de exemplo aos mais jovens, aqueles que são hoje estudantes, e que pretendem alcançar o sucesso em suas vidas. Parabéns Maduro! Pedro Avelino necessita de mais pessoas como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e apoio meu amigo Macdovel! Quando pensei nestas postagens, uma das idéias foi justamente mostrar para muito que é possível sim a gente evoluir! e como ferramenta transformadora, o estudo pode ser uma delas. Por isso, saúdo e aplaudo sempre aqueles que correm atrás de seus objetivo como fez nosso amigo Maduro! Ressalto sempre o que o poeta falou:
      "... Quem sabe faz a hora não espera acontecer"

      Grande Abraço!

      Excluir
  4. Boa tarde primo,

    Fico orgulhoso por você mostrar nossa terra e nossa cultura.

    Esse Blog ficou simplesmente show.

    Parabéns por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meu primo! obrigado pela msg! faço isto com muita satisfação. A intenção é registrar nossa ancestralidade, nossos amigos e conterãneos de uma forma geral. Assim nome nossos costumes e cultura própria.

    Um abraço!

    Hélio.

    ResponderExcluir