sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ESPAÇO DO PEDROAVELINENSE 14: Arnóbio Antônio da Silva e Maria da Cruz Costa Silva

















Arnóbio Antônio da Silva nasceu em Pedro Avelino RN no dia 22 de março de 1949. Seus pais são Antônio Tomaz da Silva (in memorianhttp://paempretoebranco.blogspot.com.br/2012/11/antonio-tomaz-trabalho-e-honestidade.html e Maria do Carmo Silva. São seus irmãos José Antônio da Silva (zequinha), Francisco Hilário da Silva (Tico), Aluízio Antônio da Silva (Galego), Maria do Socorro Silva, Maria do Carmo Silva, Gorete Silva Diniz e Maria Zenaide Da Silva.

Maria da Cruz Costa Silva nasceu em Pedro Avelino RN no dia 3 de maio de 1947. É a filha mais nova de Pedro Xavier da Costa (in memorian) http://osantoniosdepedroavelinorn.blogspot.com.br/2015/08/professor-joao-bosco-e-marcos-calaca.html e Liberata Xavier da Costa (in memorian). São seus irmãos José Xavier da Costa (in memorian), Paulo Xavier da Costa (in memorian), Raimunda Xavier da Costa e Francisca Xavier da Costa.

Maria da Cruz inicia seus estudos ainda na Fazenda Lavoura da Maravilha, de propriedade de seu pai. Estuda assim na escola Escola Estadual Isolada Juvêncio Tassino até a 2ª série do primário. Em 1965, Pedro Xavier vai morar na cidade e sua filha conclui o curso primário na escola estadual prof. Abel furtado. No ano de 1969 a mesma volta a estudar e faz o curso Ginasial no colégio Paulo VI, concluindo em 1972. No período de 1968 a 1971, a jovem Maria da Cruz é também professora na Escola Abel Furtado, fato esse que até hoje a mesma é conhecida como Tia Cruz em toda cidade. Em 1972, à convite de seu primo prefeito João Adauto da Costa, ela começa a trabalhar na Prefeitura Municipal de Pedro Avelino. Maria da Cruz trabalhou na prefeitura, como escriturária ate inicio de 1979, a partir daí passou a ser chefe do setor de pessoal até 1988. Em 1989 passa a ser secretária de finanças, função que exerce até o ano de 1996. A mesma se aposenta em 1998. Ainda aposentada, é convidada pelo prefeito Edcleiton Trindade a continuar exercendo seus préstimos a citada prefeitura e neste cargo permaneceu durante o período de 2001 a 2008. Atualmente, Maria da Cruz trabalha como assessora na controladoria da Prefeitura Municipal de Pedro Avelino.


Arnóbio Antônio inicia seus estudos de maneira semelhante,
onde além do Abel Furtado e Colégio Paulo VI, ele também estudou na Escola de Padre Antas. Inicia cedo suas atividades laborais, uma vez que pai Antônio Tomaz sempre trabalhou no ramo de comércio durante muito tempo no nosso torrão. No ano de 1970, o Exército Brasileiro esteva presente na nossa cidade para dar suporte durante a seca e assim Arnóbio trabalhava com essa equipe do exército. "Terminada" a seca, o  exército então, finaliza seu trabalhos no RN e parte para outros estados Brasileiros. Arnóbio é então convidado para acompanhá-los... Arnóbio é também convidados por um grupo de pedroavelinenses que estava indo tentar a vida em São Paulo, no sudeste do país. Arnóbio acaba então optando por São Paulo e em 1971 viaja. Lá trabalha por cerca de dois anos em frigoríficos e empresas Laticínios. O trabalho era puxado, chegava a carregar caminhão com caixa de leites congeladas. Volta a sua terra natal em 1973. Depois de seu retorno à Pedro Avelino, este se estabelece no ramo do comércio, atividade que já era exercida por seu Pai e seus irmãos. Desde cedo, Antônio Tomaz foi barbeiro e dono de um armarinho. De maneira que seu filho trabalha como feirante por diversas anos e em seguida começa também a trabalhar na prefeitura Municipal de Pedro Avelino como fiscal de obras na gestão do então, prefeito José Adécio da Costa , precisamente em 1976. Nesse interim, o jovem Arnóbio já casado com Maria da Cruz constrói uma bodega vizinha ao matadouro da cidade, o qual permanece em atividade até final dos anos 80. Esse comércio era gerenciado pelos seus três filhos, Augusto, Hélio e Júnior, pois em 1983 o  terceiro filho de Seu Antônio começa a trabalhar na CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) de 7 às 11 e de 13 às 17 horas. Arnóbio trabalha na CAERN até se aposentar, precisamente em março de 2013, quando completa 65 anos de idade.







































Armarinho que foi de Vovô Antônio de Vovó Carminha, hoje de propriedade de Tia Zenaide, a filha mais nova.







Prédio da CAERN de Pedro Avelino onde meu Pai Arnóbio Antônio trabalhou até se aposentar. Precisamente de 1982 até Março de 2013.







Prefeitura Municipal de Pedro Avelino, onde minha mãe Maria de Cruz, mesmo depois de aposentar, continua trabalhando.












Prédio onde Arnóbio manteve uma bodega por muitos anos, precisamente até final dos anos 80, localizado no Bairro São Geraldo vizinho ao Matadouro Municipal. Neste espaço hoje funciona o Bar de Paulinho Braz.

Arnóbio Antônio e Maria da Cruz se casam em 18 de Dezembro de 1972, tendo como padrinhos de casamento Mariazinha e Sebastião no civil, e na igreja, o casal Janilson Roque Diniz e Maria Gorete Silva. O casal possui 5 filhos. Todos os filhos destes casal nasceram na Maternidade Governador Aluízio Alves.


Carlos Augusto da Silva

Em 13 de setembro de 1973 nasce Carlos Augusto da Silva. Seus Padrinho são Sebastião (Nego de Agostinho) e Luiza Alice (in memorian). O primogênito da família estuda na Escola Estadual Josefa Sampaio Marinho do pré-liminar até a 8ª séríe, precisamente final de 1988, quando enfrenta o processo de seleção para o Colégio Agrícola de Ceará Mirim. É aprovado, e em 1989 cursa o primeiro ano na referida escola, quando por acaso descobre a ETFERN em uma viaja à Natal, e literalmente “decide” que quer estudar naquela escola... Começa então se preparar e em dezembro de 1989 é aprovado. No ano seguinte começa a frequentar o Curso Técnico em Geologia na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Em agosto de 1993, finaliza a grade curricular para o curso técnico, porém, de forma saiba e corajosa, opta por não fazer o estágio fora do estado do RN como fizeram seus colegas de classe. Convence seus pais que melhor seria estudar para o vestibular. Desta maneira, com a apoio destes, em agosto daquele ano começa a fazer o cursinho intensivo do Colégio Curso Objetivo, visando o exame do vestibular no final do ano. Em dezembro é então aprovado no vestibular de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o que torna motivo de muito orgulho e comemoração para seus pais, irmãos e toda a sua família. Em 1999 Carlos Augusto da Silva se torna médico e começa a trabalhar em diversas cidades do RN. Atualmente Carlos Augusto mora em Natal RN. Ele é funcionário concursado do estado do RN e da prefeitura de Natal. Trabalha também em regime de plantão na cidade de Guamaré. É casado com a pedroavelinense Renata Maria de Brito, e possui como filha a menina Sofia de Brito.




   





  












Hélio Santa Rosa Costa Silva

Em 07 de julho de 1977 nasce o segundo filho, Hélio Santa Rosa Costa Silva. Seus padrinhos são Toinho Valério e Maria do Carmo, conhecida como Carminha (In memorian). Hélio inicia suas letras também na Escola Estadual Josefa Sampaio Marinho e assim permanece até o ano de 1991, quando finaliza o antigo ginásio. Sendo sempre orientado pelo seu irmão mais velho e seus pais, enfrenta o processo de seleção para o Colégio Agrícola de Jundiaí. É aprovado, e em 1992 inicia seus estudos em tempo integral e regime de internato naquela escola vindo a concluir o curso técnico em agropecuária em 1994. Em dezembro de 1994 presta o vestibular para o curso de Farmácia na UFRN vindo a ser aprovado no segundo semestre. Em agosto de 1995 inicia seu curso e 4 anos após conclui. Em agosto de 1999, dá inicio a sua Pós Graduação no Departamento de Química da UFRN. Quando em agosto de 2001 obtém o grau de Mestre em Físico-Química. Em agosto de 2001 viaja para São Paulo para tentar continuar na pós graduação. Trabalha em drogarias de médio porte de Setembro de 2001 à Abril de 2002. Em Março de 2002 inicia seu Doutoramento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). Em Março de 2006, obtém o título de Doutor em Fármaco e Medicamentos. Ainda em 2006 é aprovado em concurso para o INPI e, em março de 2007 começa a trabalhar nesta autarquia federal. Atualmente é Pesquisador em Propriedade Industrial C2 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI - www.inpi.gov.br) onde examina pedidos de patentes na Divisão de Fármacos 2 (DIFAR2 na CGPAT1)). Tais pedidos, tratam-se essencialmente, de quimioterápicos em geral, antimicrobianos, antineoplásicos e antivirais, dentre outros. Participou também no mesmo Instituto na elaboração de normas e diretrizes internas que balizam o exame de patentes. É consultor Ad Hoc, e desta maneira analisa e emite parecer informando a Coordenação de Área e a Diretoria Científica durante o processo decisório sobre projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no Brasil ou em parcerias com Universidades provenientes de outros países. É casado com a potiguar, Talita Oliveira da Costa.











































Arnóbio Antônio da Silva

Arnóbio Antônio da Silva Júnior nasce em 31/10/1979. Seus padrinhos são José Ivanildo da Silva e Maria Gorete Silva. O terceiro filho do casal segue trajetória semelhantes aos irmãos, finaliza o ginásio também na Escola Estadual Josefa Sampaio Marinho e em 1993 é aprovado no exame de seleção da Escola Agrícola de Jundiaí, lá permanecendo até 1996. Em 1997 inicia sua graduação em Farmácia e no ano de 2001 conclui este curso na Universidade Federal do Rio Grande Do Norte. Em 2002 finaliza sua especialização em Farmácia Industrial - Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conclui seu Mestrado em Tecnologia Farmacêutica em 2005. Conclui seu Doutoramento em 2008 em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-UNESP, com estágio na "Facultad de Ciencias Quimicas de la Universidad Nacional de Córdoba-Argentina". Em 2008 é aprovado em concurso para professor adjunto da Faculdade Farmácia na UFRN. Em julho de 2008 começa a trabalhar nesta universidade. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Farmácia e Coordenador do Programa Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Rio Grande do Norte-UFRN . Atua como pesquisador na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica, principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Produtos e Processos Tecnológicos para Industria Farmacêutica, especificamente em Nanotecnologia, Sistemas de Liberação de Fármacos (SLFs), Medicamentos oftálmicos e Métodos de Análise Quantitativa para SLFs e Medicamentos. Arnóbio foi vice coordenador da pós-graduação no período de 2009 a 2011. Em 2011 assume a coordenação da pós graduação no Departamento de Farmácia e permanece até 2015. Arnóbio Júnior possui inúmeras publicações em periódicos de circulação internacional assim como escreveu vários capítulos em livros sobre seu objeto de estudo, a Tecnologia Farmacêutica. É casado com a mineira Alianda Mayra Cornélio, e possui a menina Ana Carolina.

























Luciana Angélica Costa Silva

A 5ª filha do casal nasce em 07 de Março de 1984. Luciana Angélica Costa Silva possui como padrinhos sua prima Francisca Telma Severiano e padrinho o marido  da sua tia Gorete, o Sr Janilson Roque. Luciana estudou em Pedro Avelino até a 8ª série do antigo ginásio. Ela cursou toda a sua trajetória escolar na sua cidade, sendo essa realizada na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio Marinho. Á convite de sua prima Sônia Costa Valério, a mesma vai estudar em Natal, onde cursou a  1ª série do antigo 2º grau no Colégio Encanto na Zona Norte da capital potiguar, no ano 1999. No ano 2000, cursou o 2º ano do antigo 2º grau  no Colégio e Curso Dinâmico, localizado no Centro de Natal . No ano de 2001, Luciana conclui o segundo grau no Colégio e Curso CDF localizado no centro de Natal. Inicia  sua faculdade em Contabilidade na UNP. Após 3 semestres no curso de Ciências Contábeis, Luciana decide pelo Curso de Enfermagem, uma vez que não sentia vocação para curso de contábeis, preferindo assim a área médica. Luciana inicia seu curso de enfermagem na UNP em 2006 e no ano de 2010 conclui sua sonhada faculdade. Desde então,  vem desenvolvendo seu trabalho em cidades do interior do estado como Pedro Avelino, onde já trabalhou como coordenadora da Atenção Básica por 2 anos, no período de agosto de 2010 até Abril de 2012. Trabalhou também como enfermeira plantonista na Unidade Mista Centro de Saúde desta mesma cidade, no período de Janeiro de 2011 até Maio de 2012, onde em Junho de 2012 veio a assumir a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Zelito Calça, permanecendo como Enfermeira até os dias atuai. Já na cidade de Guamaré, Luciana vem desenvolvendo o seu trabalho como Enfermeira Plantonista do Hospital Manoel Lucas de Miranda desde de Novembro de 2010, onde permanece neste cargo até os dias atuais.  Luciana é uma pessoa muito carismática, e onde passa seus colegas de labuta a tem como sendo uma profissional responsável e querida pelo seu grupo.

























Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2015.
Hélio Santa Rosa Costa Silva.
heliosilva77@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário