quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Banda Reflexus! um ícone do samba reggae



O grupo foi um dos maiores sucessos da axé music - Foto: EMI | Divulgação | 24.01.88


Bom dia Caros Leitores! A nossa homenageada de hoje é aquela que pode ser considerada como uma das maiores bandas e expoentes do samba reggae nacional! Pra quem não sabe, pode-se assumir aqui que o samba reggae teve um grande influência e assim também contribui fortemente para dar origem aquilo que hoje conhecemos como axé music.

Essa banda foi simplesmente a primeira banda baiana a subir no Canecão no Rio de Janeiro! A Banda Reflexus teve sua primeira formação oriunda principalmente da Raízes do Sol. Muitos das suas canções e sucessos ainda são
ouvidas e tocadas por aqueles que curtem um axé e suas origens! Tenho uns 3 vinis da Banda Reflexus e toda a sua discografia em MP3. A Banda tem uma pegada social muito forte e contribuiu muito para a afirmação da cultura negra na Bahia. Depois de suas músicas, os negros começaram a “assumir mais” sua negritude, e assim, se valorizar mais enquanto pessoa e sujeito formador de opinião, podendo desta maneira, viver plenamente sua condição de igualdade com o Branco. Suas músicas buscam as origens do negro antes de chegarem ao Brasil, e assim abordam aspectos da cultura africana.

Abaixo, como sempre tenho feito neste espaço, compilo algumas matérias publicadas a respeito dessa Banda, que pra mim é uma das melhores que já surgiu na Bahia, quando penso no quesito Samba Reggae e Axé music. As vozes de Marinez, Julinho e Marquinho ficarão marcadas em todos aqueles que curtiam o axé no final do anos 80 e início dos anos 90. Ilustro a letra abaixo da música Mandagascar Olodum e o link para muitas outras http://www.letras.com.br/banda-reflexus

Criaram-se vários reinados
O Ponto de Imerinas ficou consagrado
Rambozalama vetor saudável
Ivato cidade sagrada
A rainha Ranavalona
Destaca-se na vida e da mocidade
Majestosa negra Soberana da sociedade
Alienado pelos sues poderes
Rei Radama foi considerado
Um verdadeiro Meiji
Que levava seu reino a bailar
Bantos, indonésios, árabes
Se integram à cultura malgaxe 
Raça varonil alastrando-se pelo Brasil
Sankara Vatolay
Faz deslumbrar toda nação é 
Merinas, povos, tradição
E os mazimbas foram vencidos pela invenção

Iêêê sakalavas oná ê 
Iááá sakalavas oná á
Iêêê sakalavas oná ê
Iááá sakalavas oná á
Madagascar, ilha, ilha do amor 
Madagascar, ilha, ilha do amor 
Madagascar, ilha, ilha do amor
Madagascar, ilha, ilha do amor

E viva Pelô Pelourinho
Patrimônio da humanidade é
Pelourinho, Pelourinho
Palco da vida e das negras verdades
Protestos, manifestações
Faz o Olodum contra o Apartheid
Juntamente com Madagascar
Evocando igualdade e liberdade a reinar

Iêêê sakalavas oná ê 
Iááá sakalavas oná á 
Iêêê sakalavas oná ê 
Iááá sakalavas oná á

Madagascar, ilha, ilha do amor
Madagascar, ilha, ilha do amor
Madagascar, ilha, ilha do amor
Madagascar, ilha, ilha do amor

Aiêêê, Madagascar Olodum
Aiêêê, eu sou o arco–íris de Madagascar
Aiêêê, Madagascar Olodum
Aiêêê, eu sou o arco–íris de Madagascar

Iêêê sakalavas oná ê 
Iááá sakalavas oná á 
Iêêê sakalavas oná ê 
Iááá sakalavas oná á 
Madagascar, ilha, ilha do amor 
Madagascar, ilha, ilha do amor 
Madagascar, ilha, ilha do amor 
Madagascar, ilha, ilha do amor

Tenham todos uma boa leitura!!

Aqui já publicamos um pouco sobre samba reggae e seus aspectos sociológicos, assim como sua evolução na música Brasileira.




Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2016

Hélio Santa Rosa Costa Silva


Banda Reflexu's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banda Reflexu's
Informação geral
OrigemSalvadorBahia
País Brasil
Gênero(s)samba-reggae
Período em atividade1986 -?
GRUPO DE TRABALHO DA BANDA REFLEXU''S SALVADOR BAHIA BRASIL FALE DIRETO COM A REFLEXU''S ACESSE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK BANDA REFLEXU''S @ALUPONAN OU LIGUE 071 9 91704018 TIM OU 011954814681 TIM FALAR COM DARINHO MENDES
A Banda Reflexu's É uma banda brasileira de samba-reggae, formada em Salvador na Bahia em 1986. Uma das primeiras bandas de axé a conquistarem espaço no eixo Rio-São Paulo, a Banda Reflexu's tem um trabalho musical voltado à valorização da história e cultura afro-brasileira.
A banda era formada pelos vocalistas Marinez, Julinho Cavalcanti e Marquinhos, além dos músicos que completavam a banda: Ronaldo, Waschington, Ubiratan (Bira), Ednilson, Abílio e Wilson Pedro. Com o decorrer do tempo a formação da banda foi modificada como a entrada de Wil Carvalho no lugar de Marinez, além da participação de alguns músicos.

História[editar | editar código-fonte]

A Banda Reflexus foi criada em 1986, sendo inicialmente chamada de Raízes do Sol.[carece de fontes] é uma das primeiras bandas de axé a despontar para o sucesso fora da Bahia com a canção "Madagascar Olodum",aparecendo em programas de TV como oCassino do Chacrinha, da Rede Globo. Foi a 1 a se apresentar no Canecão, no Rio de Janeiro, projetando no cenário nacional a música baiana, abrindo as portas para futuros artistas baianos.

Discografia e premiações[editar | editar código-fonte]

Possui 8 álbuns,sendo a primeira banda baiana a vender mais 1 milhão de discos. Ganhou cinco discos de ouro, seis de platina.Seu primeiro disco foi muito bem recebido pelo público e pela crítica e chegou emplacando grandes sucessos como "Madagascar Olodum", "Alfabeto do Negão", "Libertem Mandela" e "Canto Para o Senegal".
AnoÁlbumGravadora
1987Reflexu's da Mãe ÁfricaEMI
1988Serpente NegraEMI
1989KabiêsseleEMI
1990Bahia de Todos os SonsSom Livre
1993AtlântidaSom Livre
1994Meus Momentos (coletânea)EMI

terça-feira, 15 de setembro de 2009


História da Banda Reflexu´s

A BANDA REFLEXU'S, Nasceu em Salvador-Ba, no Bairro do Cabula no Conjunto ACM, no início a banda chamava-se Raízes do Sol em 1986, logo depois tornou-se Banda Reflexu's que foi um dissidência da banda Raízes do Sol , que era formada por Marquinhos , Rai Amorim , Gilda , Julinho e Noy , depois veio a Marinez , já em 1987 a Banda Reflexu's foi pra mídia em todo Brasil , primeiro na Bahia com a música Guaratimbiriba cantada na voz de Marquinhos e depois Alfabeto do negão na voz do Marquinhos mais uma vez , Ganhando disco de ouro no primeiro disco intitulado de "Reflexu´s da Mãe Africa", depois da banda abrir um show da cantora Sarajane em salvador no estacionamento do Paes mendonça , onde estavam lá Chacrinha "o Velho Guerreiro", que chamou a Banda Reflexu's para gravar o seu programa aos sábados na Rede Globo com a música, que até então eles achavam que era difícil fazer sucesso , "Madagáscar Olodum" que tornou-se o maior sucesso da Banda, sucesso na voz da Marinez em todo Brasil, a Banda ainda emplacou sucessos na voz de Julinho Cavalcanti como "O Amor é Infinito" e "Canto para o Senegal". Detentora de cinco discos de ouro, três discos de platina duplos, quatro cd’s lançados no Brasil e no exterior, sendo a 1ª banda baiana a se apresentar no Canecão (Rio Janeiro), projetando-se no cenário nacional a música feita na Bahia, abrindo as portas para outros artistas baianos.

SÁBADO, 12 DE FEVEREIRO DE 2011

POR ONDE ANDA...BANDA REFLEXUS....


A Banda Reflexu´s alcançou seu apogeu com a seguinte formação:
Marinez
Julinho
Marquinhos
Ronaldo
Waschington
Ubirajara(Bira)
Ednilson
Abílio
Wilson Pedro


Participou também da banda a vocalista Will Carvalho assim que Marinez partiu para a carreira solo, e entre os músicos que passaram pela banda após essa formação destaca-se Gustavo d`Dalva que hoje é percussionista de Gilberto Gil,também participou dos discos da Reflexu´s o saudoso Ramiro Mussoto argentino radicado na Bahia que gravou também com Skank, Daniela Mercury e grandes nomes da MPB, a Banda Reflexu´s marcou um ciclo de boa música feita na Bahia, com riqueza cultural, uma percussão peculiar respeitando sempre a tradição afrodescendente, e abrindo espaço para a música baiana feita nos guetos. Entre os anos 80 e os anos 90, a Banda Reflexu´s foi um verdadeiro fenômeno de vendagem e de público sempre primando pela qualidade musical com as belas vozes marcantes de Julinho, Marinez e Marquinhos, a Banda Reflexu´s gravou a música Lendas e Mistérios de zanzibar no disco do cantor carioca Elimar Santos, a Banda Reflexu´s devido as tramoias de seu empresário acaba, os músicos indignados com o tratamento que lhes é dado, e vendo todo lucro indo apenas para as mãos de seus produtores resolvem sair e criar a Banda Fuzuê, permanecendo na Banda apenas Julinho,Marinez e Marquinhos, logo depois a Marinez deixa a banda e faz carreira solo e posteriormente passa a cantar música gospel, em seguida Julinho também sai da Banda sem o devido reconhecimento de seu talento, por último sai o Marquinhos, entre idas e vindas Julinho volta a Banda em 2007 faz shows memoráveis no pelourinho e mais uma vez sai aborrecido com o tratamento e com as idéias dos produtores que só visavam o lucro pra si, e em segundo plano os verdadeiros artistas da Banda, Julio Cavalcanti segue sua vida cantando dignamente em bares após passagem pela Banda Balada7, e ainda continua com seu talento inquestionável grande poderio vocal, muita gente que não tinha nada a ver com a banda foi quem lucrou com todo aquele sucesso e principalmente seu empresário deixando os músicos a mercê da própria sorte, Marquinhos interprete de Alfabeto do Negão e compositor de várias músicas de sucesso da Reflexu´s hoje reside no Mato Grosso do Sul e ainda continua compondo e cantando, o tecladista Bira da formação original, hoje é maestro e dá aulas de música no pelourinho em Salvador após anos ensinando na Faculdade Tom Jobim em São Paulo. Os empresários que detém o nome Banda Reflexu´s continuam insistindo com a banda, mas com outra formação que nem de longe lembra a lendária Banda Reflexu´s que conquistou fãs de norte a sul deste país e do mundo. A Reflexu´s sobrou talento e faltou seriedade por parte dos empresários por isso não se manteve no merecido lugar de destaque até hoje deixando com muitas saudades os seus inúmeros fãs, e nã odando continuidade ao belo trabalho, mas as futuras gerações que tiverem bom gosto terão o prazer de ouvir e ver os grandes sucessos eternizados em MP3 e vídeos no youtube e aqui o nosso Blog que é feito de fã para fã e sem interesse comercial e simplismente visa a preservação cultural da música afrobaiana!

FONTE: http://bandareflexus-bahia.blogspot.com

33 comentários:

  1. Parabéns,fico feliz em saber que a Reflex´us marcou tbm sua vida! sou prima de Marinez e mantenho contato com todos ainda! me adicione que será um prazer te-lo como meu amigo.
    elbalopes@hotmail.com
    Responder
  2. As vezes fico imaginando como aquela banda pode ter sumido, nossa mim emociono e ate choro quando escuto aquelas musicas, elas marcarão na minha vida jamais vou esquecer aquela banda q foi tão amada pelo nosso estado da bahia e por todo o Brasil...
    Responder
  3. marcaram muito a minha juventude, foi o show mais animado que já fui aqui na minha cidade de Imperatriz-MA, baixei algumas canções hj para mostrar aos meus filhos...
    Responder
  4. tenho 39 anos, baixei e ouvir as músicas da Banda Reflexos foi viajar ao tempo. estou verdadeiramene emocionado.
    Responder
  5. Estou neste momento assistindo o canal VIVA, recordando grandes sucessos da época.
    Show de bola !!!
    Responder
  6. sou de MG e na minha cidade Felisburgo banda reflexus ainda faz sucesso até hoje !!!!!!!!! grandes cançoes que marcaram minha vida
    Responder
  7. bandas boa como banda reflexos deveriam voltar pq esses funk ta acabancondo com o mundo!!!!!!!!!!!
    Responder
  8. Eu adorava essa banda, pena que talvez nao volta mais,
    Responder
  9. eu era guri e houve um tempo em que ficava entusiasmado quando via meu tio chegar do trabalho pois sabia que ele iria pegar na estante aquele vinil da banda reflexus e pos para tocar, a partir dai tudo era festa.
    Responder
  10. Nada a ver com os dias de hoje, pois aquela época nossa cultura inda tinha um pouco de vida hoje infelizmente só SAUDADES, mas valeu por tudo que fez por nos Brasileiros em sermos previlejiados com essa riqueza que ficou pra história TAMBÉM ME EMOCIONO ATÉ HOJE quando ouço essas músicas e com certeza será ate o fim de minha vida OBRIGADO INTEGRANTES Reflexu´s...
    Responder
  11. Passei a minha adolscência ouvindo a Banda Reflexus, comprei um disco e ficava tentando copiar as letras para aprender a cantar, fiquei triste quando soube do fim da banda, hoje ainda ouço, continuo gostando dos tempos em que a música baiana era pura cultura, hoje se tornou uma profanação aos ouvidos alheios onde tudo nas letras tem duplo sentido de putaria.
    Saudades da Banda Reflexus, Luiz Caldas, Marcinho, Banda Mel, Cheiro de Amor, Avatar entre outras daquela época.
    Abraços a todos.
    Responder
  12. A BANDA REFLEXU,S MARCOU MINHA JUVENTUDE ,LENBRO QUE EU E MAIS TREZ COLEGAS DO COLEGIO NO DIA DAS MAES NÓS FIZEMOS UMA IMITAÇÃO DANÇANDO A MÚSICA DA BANDA REFLEXUS SENEGAL ,FOI MARAVILHOSO NUNCA ESQUECEREI.
    Responder
  13. Banda maravilhosa! Que saudade, vieram aqui em Teresina/PI, eu sempre ia aos ensaios e aos shows, lembro como hoje! Serpente negra marcou demais!
    Responder
  14. A Banda Reflexus, sem medo de errar, foi a melhor banda da Bahia. Suas músicas não só relfete a verdadeira música afro como também traz mensagens de luta e conhecimento. Como diz um cantora e compositora de Aracaju Joêsia Ramos em sua música Mudas Cinzas: "tudo que é belo a morte devora". A banda original acabou mas ficará sempre em nossas memórias. Parabéns vcs fizeram história!
    Responder
  15. toda vez q ouço a banda reflexo lembro dos momentos bons q passei quando a banda estava no apogeu de sucessos, as vezes chego até a mim emocionar, nunca mais eu ouvir coisa assim, é uma pena q a banda tenha se acabado, fico muito triste de verdade
    Responder
  16. Era garoto e escutava essa banda. Bons tempos!!! Sao musicas brasileiras que nao temos vergonha de dizer que sao brasileiras. Obrigado por ter produzido esse blog! coisas boas devemos sempre manter vivas!
    Responder
  17. Obrigada pelo blog.
    A Banda Reflexu's, essa, original dos anos 80 é uma relíquia.
    Me emociono toda vez que escuto suas músicas, é som certo em meus eventos.
    Saudade... Bons tempos que não voltam, mas também não os deixo morrer em mim.
    Responder
  18. QUERP VER QUEM NUCA DANÇO AO SOM DA REFLEX
    Responder
  19. Pura cultura e valorização afro-brasileira. Abraço a todos que curtem!
    Responder
  20. Este comentário foi removido pelo autor.
    Responder
  21. O pior é saber que nesse pais tudo que tem valor some.
    Responder
  22. Estou assistindo Cassino do Chacrinha na Viva..., ReFlexus,RPM...Alcione...tanta coisa legal..tão diferente de hj...
    Responder
  23. Saudades dessa turma. Eu tive o privilégio de ter vivido esses dias tão especiais de alegria em minha querida Salvador. O brilho de vocês serão eterno e em especial de Marinez com uma voz tão doce e encantadora e envolvente. Pena não tê-la conhecido pessoalmente. SAUDADES.
    Responder
  24. Saudades dessa turma. Eu tive o privilégio de ter vivido esses dias tão especiais de alegria em minha querida Salvador. O brilho de vocês serão eterno e em especial de Marinez com uma voz tão doce e encantadora e envolvente. Pena não tê-la conhecido pessoalmente. SAUDADES.
    Responder
  25. Muito boa. Deixou saudades. Abriu as portas da música baiana para outras regiões, o que hoje chamamos de samba reggae e axé.
    Responder
  26. Com certeza a Banda Reflexus marcou uma geração, até hoje ainda escuto todas as músicas!! gosto muito e tenho também dois vinis deles! Os caras mandavam muito bem!!
    Salve salve Banda Reflexus!!!
    ResponderExcluir
  27. Com certeza a Banda Reflexus marcou uma geração, até hoje ainda escuto todas as músicas!! gosto muito e tenho também dois vinis deles! Os caras mandavam muito bem!!
    Salve salve Banda Reflexus!!!
    ResponderExcluir
  28. Quando se faz o que gosta,o amor e o sucesso reflete marcando a inocente paixao numa geração de fãs que lavará consigo a grata sensação de fazer parte do que parece um sonho,obrigado banda reflexus!!!
    Responder
  29. Amo rock e respeito muito a banda reflexus. Essa banda tem muita musicalidade, harmonia. Baixista que se preze ouvi Atlântida, o mar é o caminho e se arrepia. O qué aquele baixista fez, poucos no Brasil conhecem aquela técnica. Slap forte. Uma delícia...
    Responder
  30. Amo rock e respeito muito a banda reflexus. Essa banda tem muita musicalidade, harmonia. Baixista que se preze ouvi Atlântida, o mar é o caminho e se arrepia. O qué aquele baixista fez, poucos no Brasil conhecem aquela técnica. Slap forte. Uma delícia...
    Responder


Qua, 21/01/2015 às 08:52

História da Axé Music: Banda Reflexu's

Juracy dos Anjos
  • EMI | Divulgação | 24.01.88
    O grupo foi um dos maiores sucessos da axé music - Foto: EMI | Divulgação | 24.01.88
    O grupo foi um dos maiores sucessos da axé music
A banda Reflexu's foi um dos maiores sucessos da axé music.
Integrantes: Na formação original, o grupo era composto por Marinez, Julinho Cavalcanti e Marquinhos, nos vocais. Músicos: Ronaldo, Washington, Ubiratan (Bira), Ednilson, Abílio e Wilson Pedro. Em 2015, a banda voltou com nova formação e Patrícia Villar  tornou-se a vocalista.
Surgimento: Em 1986, como Raízes do Sol
Principais sucessos: 'Madagascar Olodum', 'Alfabeto do Negão' e 'Canto Para o Senegal'
Blocos que já puxou: Cartão Postal e Kayala
Momento marcante nos 30 anos do axé: A Reflexu's foi a primeira banda baiana a se apresentar no Canecão (RJ), uma das casas de shows mais importantes do Brasil. Em seguida, o grupo conquistou cinco discos de ouro, seis de platina e um de diamante e fez carreira internacional, gravando em outros países como Venezuela, Canadá e França.


Aloisio Barreto, 29/01/2015 às 19:45
A banda "Reflexu's da mãe africa'" fazia música de pesquisa muito bem elaborada, com uma dosagem percusiva bastante harmoniosa e letras cateczantes. Enfim, musica de primeira qualidade. Momento de luz da aché music, saudades.

Paulo Silva, 22/01/2015 às 08:39
A Banda Reflexu's era o grande exemplo na qualidade da música baiana. Lembro-me quando ela começou a fazer sucesso com as músicas Madagascar Olodum, Mariê, Serpente Negra, O amor é infinito, Cidade Magia, Sou nordestino e Swing de verão. Eram bons tempos!!!!

danilo Simãµes, 22/01/2015 às 08:30
É necessário registrar aqui que essa excelente banda também puxou o bloco do "Paes Mendonça" na cidade de Feira de Santana. É isso mesmo gente, esse bloco era da rede de supermercados do mesmo nome mas só saía nas micaretas feirenses!

Biografia de Banda Reflexus

Detentora de cinco discos de ouro, três discos de platina duplos, quatro cd?s lançados no Brasil e no exterior, sendo a 1ª banda baiana a se apresentar no Canecão (Rio Janeiro), projetando no cenário nacional a música feita na Bahia, abrindo as portas para artistas baianos de nome nacional e internacional "A Banda Reflexu?s" está de volta ao cenário musical nacional com o cd "REFLEXU?S AO VIVO".

Nesse novo trabalho a banda faz uma releitura dos seus maiores sucessos como: Madagascar, Senegal, Serpente Negra, O Amor é Infinito, Alfabeto do Negão, etc., além de algumas músicas inéditas e regravações de outros artístas não menos importantes para música baiana.

Embora, só tenham permanecidos, da formação inicial, os percussionistas: Luiz Piruête e Abílio Lopes, a banda juntamente com a produção executiva procuraram convidar para o novo staf, músicos com uma certa experiência musical, que conhecessem a trajetória da banda e se identificassem com a proposta da mesma, o que veio contribuir para não só manter uma grande fidelidade ao som e ao swing visceral afro-pop original, como também, foram respeitados alguns arranjos originais, realçando, enriquecendo e atribuindo uma maior maturidade musical ao grupo.

A banda tem tudo para repetir o sucesso de anos anteriores, pois, além de ressurgir em um momento em que as rádios e gravadoras de todo o país já estão voltando a executar a música baiana, Reflexu?s, trata-se de um nome que jamais foi esquecido, sendo citado por todos: músicos, fãs e público em geral, como uma das maiores bandas que a Bahia e o Brasil já tiveram, tanto pela batida inesquecível do samba-reggae, como pelo conteúdo de suas músicas, que traduz uma riqueza cultural, baseada em pesquisas de compositores baianos e arranjos influenciados pela cultura afro-brasileira, o que vem contribuir para enriquecer a performance musical e o groove da banda, que terá o seu novo cd gravado e assinado pela Gravadora Atração Fonográfica. 

CRONOLOGIA DA BANDA REFLEXUS

A BANDA REFLEXU'S, Nasceu em Salvador-Ba, no Bairro do Cabula no Conjunto ACM, no início a banda chamava-se Raízes do Sol em 1986, logo depois tornou-se Banda Reflexu's que foi um dissidência da banda Raízes do Sol , que era formada por Marquinhos , Rai Amorim , Gilda , Julinho e Noy , depois veio a Marinez , já em 1987 a Banda Reflexu's foi pra mídia em todo Brasil , primeiro na Bahia com a música Guaratimbiriba cantada na voz de Marquinhos e depois Alfabeto do negão na voz do Marquinhos mais uma vez , Ganhando disco de ouro no primeiro disco intitulado de "Reflexu´s da Mãe Africa", depois da banda abrir um show da cantora Sarajane em salvador no estacionamento do Paes mendonça , onde estavam lá Chacrinha "o Velho Guerreiro", que chamou a Banda Reflexu's para gravar o seu programa aos sábados na Rede Globo com a música, que até então eles achavam que era difícil fazer sucesso , "Madagáscar Olodum" que tornou-se o maior sucesso da Banda, sucesso na voz da Marinez em todo Brasil, a Banda ainda emplacou sucessos na voz de Julinho Cavalcanti como "O Amor é Infinito" e "Canto para o Senegal". Detentora de cinco discos de ouro, três discos de platina duplos, quatro cd’s lançados no Brasil e no exterior, sendo a 1ª banda baiana a se apresentar no Canecão (Rio Janeiro), projetando-se no cenário nacional a música feita na Bahia, abrindo as portas para outros artistas baianos.

Vocalistas Marinez, Julinho Cavalcanti e Marquinhos. Músicos: Ronaldo, Washington, Ubiratan (Bira), Ednilson, Abílio e Wilson Pedro.Em 2015, a banda voltou com nova formação e Patrícia Villar é a vocalista atual.


2015 - CARNAVAL DE SALVADOR - BAHIA
15.2- DOM- Bairro Boca do Rio


2007 - JULHO
- MicareBarra, Barra do Garça


2005- MARÇO
- Banda Reflexus ressurge das cinzas

Em meados de 1986 surge a Banda Reflexu´s, com Marquinhos (cantor e compositor e fundador com outros amigos do Cabula bairro de Salvador a Banda emplaca sucessos como Guaratimbiriba e "ALFABETO DO NEGÃO", posteriormene Madagascar cantada por Marinêz com uma voz que logo impressionou a crítica e atraiu inúmeros fãs, sendo premiada com dois discos de ouro, um de diamante, platina duplo vendendo mais de três milhões e quinhentas mil cópias estávamos diante de um dos grandes fenômenos da Música Popular Brasileira um achado, que foi imortalizado em sucessos como "Madagascar Olodum" e a versão de "Pra não dizer que não falei das flores" entre outras, Logo despertou o interesse da EMI, e da Som Livre, hoje Marinês segue em carreira solo cantando gospel como um pássaro, a semeiar a mensagem de amor. Nesse seguimento da sua carreira sua voz parece valsar seu canto forte é livre e puro um casamento único seu canto lírico alto casando perfeitamente com os acordes e melodias, Marquinhos segue sua carreira musical com belas composições, poesias e ritmos peculiares na sua carreira, e Julio Cavalcanti atualmente canta Gospel. Todos com trabalhos individuais e d e muita qualidade musical. A banda foi formada por 10 anos sendo: Julinho Cavalcanti, Marinez (vocalista), Marquinhos, Hostinho, Ninho, Reinaldo, Abílio, Piruete e Bira Marques (tecladista).
Em 2002 25 anos da Banda Reflexu`s Original Há exatamente vinte e cinco anos Marquinhos e sua banda Raízes do Sol, davam início ao grupo musical que futuramente iria se chamar Banda Reflexus, há vinte e cinco anos se ouvia pela primeira vez nas rádios de Salvador o primeiro hit da banda a tocar nas Fms da capital baiana, a música "Guaratimbiriba" e a segunda música de sucesso a estourar nas rádios também interpretada por Marquinhos "Alfabeto do Negão", a essa altura todos já queriam conhecer a banda que trouxe o groove percussivo dos blocos afros, as gutarras do trio elétrico, as letras de exaltação a raça negra, Banda Reflexu`s a primeira Banda baiana a vender 1 milhão de cópias, misturando as influências afrobaianas. Parabéns Marquinhos que com seus amigos do Cabula formaram aquela que foi uma das melhores bandas da Bahia com rítmo singular, belas canções cunho político etnico e social, parabéns a verdadeira Banda Reflexu`s e sua formação original a única que tem prestígio e admiração de todos os fãs que conheceram a história da Banda

PREMIAÇÕES
A Banda Reflexu´s foi a primeira banda baiana a vender 1 milhão de discos.
- 05 discos de OURO
- 06 discos de PLATINA
- 01 disco de PLATINA DUPLO
- 01 disco de DIAMANTE
- 1991 . Marinez - Melhor Interprete da Canção Popular Brasileira
- 1991 . eleita Melhor Banda Brasileira . Programa Domingão do Faustão . Rede Globo de Televisão
br>CARREIRA INTERNACIONAL
Lançou carreira internacional em 1991 tendo gravado 4 (quatro) discos. Em dez paises diferentes, sendo premiada em:
- 01 disco de OURO na Venezuela
- 01 disco de OURO no Canada
- 01 disco de PLATINA na França

MARINÊZ (Salvador BA, 04 DE SETEMBRO)
Em 9 de setembro de 2010 Marinez comenta em seu blog oficial: "Antes de entrar na Banda Reflexus eu não ouvia música comercial preferia música Clássica, instrumental e MPB. quando eu era estudante de Geografia fui convidada por Jorge no local onde eu estagiava pra fazer parte da Banda Reflexu´s que estava começando. Mas antes da Reflexu´s eu ficava dando canja em todo lugar que meus amigos estavam so vivia com o violão embaixo do braço, ia até para a praia com violão, participei de festival da Educadora, eu tinha uma banda chamada som da terra tocava em missas era extrememente católica não existia ninguem mais católica que eu rs. Eu começei a cantar em público aos 4 anos em minha casa não tinha TV e meu pai recebia os amigos em casa e me colocava no meio da sala pra eu cantar Aos seis anos ganhei num programa de calouros la na cidade onde eu morava eu passei a cantar no autofalante da cidade de Teodoro Sampaio-Ba, mas nasci em Sto Amaro da Purificação no Recôncavo baiano. participávamos de festivais, esse era o nosso alvo participei de um festival universitário quem tocou comigo foi Zelito Miranda. Isso, quando eu tinha 17 anos rs. Sempre meu alvo foi a música com muito conteúdo e buscando a perfeição. mudei minha comcepção de música acho que música não é estilo, música é um estado de espírito independente de que ritmo seja tudo é música Já faz 15 anos que estou no evangélho, depois que sai da Banda Reflexu´s gravei um disco solo de Samba reggae e depois gravei três discos gospel.

BIRA MARQUES
2009 ... Bira Marques foi o tecladista Da Banda Reflexu´s hoje é maestro, foi dele os arranjos do disco Kabiessele da Banda Reflexu´s e de inúmeras músicas da Banda Currículo resumido: Pianista, compositor, arranjador, produtor musical e regente. Natural de Salvador, Bahia. Iniciou seus estudos autodidáticos em 1983. Ingressou em 1986 na Universidade Federal da Bahia, onde estudou composição com Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso e Agnaldo Ribeiro, em 1994 na Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou com Roberto Faria, Cyro Pereira e H. J. Kollreutter. Em 1998 ingressou nos estudos de filosofia, onde desenvolve diversos projetos integrados a música. Trabalhou com, Gerônimo, Jorge Mautner, Zé Miguel Wisnik, José Celso Martinez, Maria Alcina, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberto Sion, Maria Dapaz, Luís Avelima, Batatinha, Netinho, Toni Garrido, Bocato, Johnny Alf, Chico César, Ione Papas, Tito Bahiense, Ed Motta, Luciana Mello, Wilson Simoninha, Cláudio Zoli, Banda Reflexu’s entre outros. Fez os arranjos dos discos Kabiesselê e Maria Dapaz Indicados ao Grammy Latino. Em novembro de 2000 o diretor artístico da Jazz Sinfônica Marcelo Jaffé, encomenda à peça Orixás pra mais de 500 anos composta em parceria com o cantor Gerônimo. 2004 Foi convidado pelo maestro João Maurício Galindo, para participar do projeto “Compositores Brasileiros” ao lado de Ernani Aguiar.Fundou junto ao projeto guri a Orquestra Zumbi dos Palmares, trabalho sinfônico voltado à cultura negra, onde foi regente e dirigiu por dois anos crianças e adolescentes entre oito e dezoito anos, e em 2006 escreve a suíte afro “terra da vida” interpretada pela jazz Sinfônica. Foi professor do centro de estudos Musicais Tom Jobim 10 anos, atualmente é produtor musical do Doctv Ibero América, fez as trilhas dos filmes Terras de Preto de Marcelo Brito, e Você já foi a Bahia nega de Paulo Alcoforado. Trabalha como arranjador da Jazz Sinfônica, Orquestra Tom Jobim, e junto com Sizão Machado, Nenê, Beto Angerosa e Bruno Oliveira forma o polêmico grupo instrumental “TêRRêRo de Jesus“. Com um estilo autêntico, trazendo muita personalidade, Bira Marques vem sido requisitado para projetos artísticos de diversas linguagens, buscando com isso colaborar no enriquecimento da arte.
http://www.myspace.com/biramarques

MARQUINHOS
2009 ...Marquinhos comenta "Minha carreira musical, depois da dissolução da Banda Reflexus original, ainda continua. Claro que com a chegada dos filhos, surgiram outras prioridades. Entretanto a musica sempre esteve comigo. Tenho, hoje, minha propria carreira e, sempre lembrando que tudo que aconteceu com a Reflexus ajudou-me com a minha sabedoria musical. Nao que todo aquele sucesso tenha sido ruim, mas compor e cantar por conta de obrigacoes contratuais sempre tiram parte do prazer que a música é capaz de proporcionar. Algumas das canções que compus e que gravamos naquela época como Nordestino, Swing de Verão, Nosso Cantar, Doce Morena, Guaratimbiriba entre outras e também as que fizeram sucesso em minha voz como Alfabeto do Negão (Rei Zulu e Itamar Tropicália) e Libertem Mandela (Rei Zulu e Itamar Tropicália), foram marcantes em minha vida - Libertem Mandela, por exemplo, me emocionava bastante e, por uma incrível coincidência, algum tempo depois de ter-mos nos apresentado no Canecão, no Rio de Janeiro, com esta música que tocou, inclusive, em outros paises, Mandela foi solto. Claro que nao tenho a pretensão de achar que foi a "nossa" música que o libertou, mas acredito em energia positiva e gosto de pensar que de alguma forma posso ter contribuido para a sua libertação. Hoje, como ja disse mais acima, sou casado e tenho cinco filhos maravilhosos. A vida tem sido sempre muito generosa comigo.

RELEASE 30 ANOS DE AXÉ MUSIC - troféu Dodô & Osmar - fev 2015
Surgimento Em 1986, com o nome de Raízes do Sol. Integrantes Vocalistas Marinez, Julinho Cavalcanti e Marquinhos. Músicos: Ronaldo, Washington, Ubiratan (Bira), Ednilson, Abílio e Wilson Pedro.Em 2015, a banda voltou com nova formação e Patrícia Villar é a vocalista atual.
Principais Sucessos 'Madagascar Olodum', 'Alfabeto do Negão', 'Libertem Mandela' e 'Canto para o Senegal'
Blocos que puxou: Cartão Postal e Kayala
Momento Marcante: A Reflexus foi a primeira banda baiana a se apresentar no Canecão, uma das casas de shows mais importantes do Brasil. Em seguida, a banda conquistou cinco discos de ouro, seis de platina e um de diamante. O grupo fez carreira internacional, gravando em outros países como Venezuela, Canadá e França.


Madagascar Olodum – Banda Reflexus

Música que faz lembrar de uma época em que éramos felizes culturalmente e não sabíamos. Era final dos anos 80 (87-88 por aí) e surgia um movimento musical vindo da Bahia (berço de grandes nomes da MPB, como Caetano, Caymmi, Gil, etc…) chamado popularmente de Axé. Vocês mais novos podem não acreditar, mas esse daí é o pai de todas as porcarias que vieram depois. Já na época, havia quem torcesse o nariz para o novo movimento avassalador que tomava conta do Brasil, das Festas e eventos públicos, tendo seus maiores expoentes na banda Olodum, mas quem bombava e tava mesmo na moda era a banda Reflexus, famosa pela linda voz de sua cantora e pelo peculiar hábito de só subir aos palcos ou se apresentar onde quer que fosse, com os pés descalços. Lembro ainda mais: uma época em que o racismo ainda era muito forte, mesmo num país tão fruto de tantas misturas étnicas, porém coerência nunca foi o forte dos brasileiros, havia naquele tempo, quem se espantasse com a beleza da voz daMarinez banda reflexus Marinez, contrapondo-se com sua cor de pele, seu corpo, seus pés descalços e seus traços não serem exatamente o padrão de beleza da época. Tá. Vou tentar explicar, sendo mais direto. As pessoas diziam: “como pode né? Uma mulher dessa ter uma voz tão linda?”, numa demonstração mais que óbvia de racismo e preconceito estúpido. Tenho mais ou menos uma teoria, que não justifica, mas explica. Vamos lá:
As pessoas antigamente não tinham esses recursos tecnológicos todos que temos hoje, então, ouvia-se a música ser executada no rádio, a música primeiro estourava nas rádios, que ainda não eram tão venais como são atualmente (ou seja: hoje só toca na rádio, quem paga pra ser tocado. Se Roberto Carlos não pagar, nem a música dele vai pra rádio.), havia um jabazinho sim e tal, mas a coisa era menos brutal como é hoje em dia. Então as pessoas ouvindo a música nos rádios, ficavam imaginando uma mulher linda cantando, quiçá até uma loira, de preferência. Aí quando de repente aparecia lá a banda no Cassino do Chacrinha e “puft”: Surpresa geral da nação. A “loira gostosona”, na verdade era uma negra, com um corpo normal, um rosto normal, mas dona de uma voz excepcional.
As letras?  Esse é outro ponto alto que passava despercebido, mas que hoje podemos traçar um paralelo, com o que eles trouxeram e o que virou o movimento. As letras tinham conteúdo, era história, que até hoje, pra você entender de verdade, você precisa pesquisar muito no google ou ter um bom professor de história ao seu lado. Pois as músicas carregavam consigo toda uma valorização da história e cultura afro-brasileira ou africana de um modo geral. Temas como Apartheid e diversos assuntos envolvendo negros em toda parte do mundo em geral. Ou seja: era um cenário, repleto de riqueza cultural… infelizmente, essa onda de conscientização através da música se foi e ficou apenas uma caricatura ridícula, de um movimento que tinha tudo pra ser respeitado, mas que hoje não consegue nem mesmo ser mais motivo de piada, porque já perdeu a graça.  A degradação começou com É O Tchan e toda turma que veio a tiracolo e não há indícios de que vá melhorar. A tendência é piorar. Mas, já que estamos aqui: Recordar é viver!


20/07/2012 02:30

Mandela e a axé music de protesto

Boa parte da minha geração, a que foi adolescente e curtiu rock nos anos 80, se orgulha de ter crescido ouvindo músicas “de conteúdo”. Faço parte desse grupo. Ou fiz.
Na época, o máximo de “alienação” que admitíamos de um artista era que ele escrevesse sobre amor, mas sem clichês. Se a letra beirasse o melodrama, a breguice, o cara ou a banda perdiam pontos.
Era uma turma que se considerava “cabeça” e preferia ouvir letras contra Ditadura, guerra nuclear, inflação, corrupção, censura e outros temas em ebulição na época. Era a chamada “música de protesto”.
O rock nacional era, sem dúvida (ao menos para nós), o principal canal para isso. Foi através dele que descobri e passei a refletir sobre temas importantes de nosso dia-a-dia, assim como muitos amigos.
Se perguntarem para alguém que viveu aqueles anos quem era a maior banda representante dessa vertente daquela época, as opiniões vão oscilar entre Legião Urbana e Titãs, mas não fugirão disso.
Entretanto, hoje, ao começar a escrever esta coluna, meu intuito era lembrar os 94 anos de Nelson Mandela, comemorados essa semana, e relacionar isso a essa questão musical.
Porém, percebi algo do qual já desconfiava e cheguei até a comentar aqui em outros momentos. Nós, roqueiros oitentistas, éramos preconceituosos – de forma quase ingênua, mas éramos. Só olhávamos para nosso umbigo e não percebíamos que estávamos amarrados à cultura do eixo Rio-São Paulo que já dominava a indústria cultural na época.
O apartheid – regime político que garantia aos brancos da África do Sul mais direitos que aos negros daquele país – e Nelson Mandela, que ficou preso quase 30 anos por lutar contra aquele sistema, pouco foram lembrados pelos grupos que fizeram a cabeça da minha geração.
O mais inusitado, entretanto, foi perceber que um grupo de axé music da Bahia foi o mais radical e contundente em suas letras sobre o preconceito racial. Com o hit “Libertem Mandela”  (“Tire, tire o chapéu e levante a mão / Diga não ao apartheid e libertem Mandela, nosso grande irmão”), a Banda Reflexus fez história.
Criada em 1986, foi a primeira do gênero a estourar fora da Bahia, no eixo Rio-São Paulo, vendeu mais de 1 milhão de cópias de seu primeiro álbum (“Reflexus da Mãe África”) e frequentou programas da Globo tocando esse e outros sucessos (que muita gente acha que são do Olodum), como “Madagascar Olodum”, “Alfabeto do Negão” e “Canto para o Senegal”, quase todos politizados.
Mesmo assim, nunca foi reconhecida pela classe média  carioca e paulista, e hoje é pouco lembrada, o que me faz chegar a duas conclusões: o apartheid musical continua existindo e a Reflexus foi, talvez, a maior banda de protesto brasileira dos anos 80.
Compartilhamento
A música da Bahia está no mundo. E Carlinhos Brown será nas próximas semanas  um de seus representantes mais ativos. Depois de lançar o single “Baile do Amor – Chuá” nas redes sociais em abril, o músico colocou no Youtube essa semana um vídeo de um remix de “Selva Branca” (sucesso dos anos oitenta do Chiclete com Banana). Agora, fará uma miniturnê na Europa, com direito a show no festival que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. No Velho Continente, lançará seu próximo disco, “Mixturada Brasileira”, que mergulha de vez na música eletrônica sem perder a referências latinas e percussivas de sua origem, fórmula iniciada em 2004, no disco “Candyall Beat”. As duas músicas citadas estarão nesse álbum. Veja o vídeo de “Selva Branca”: http://migre.me/9XdvD. Sou fã dele, mas não me pergunte se gostei disso.
Fatos sonoros
18 de Julho de 1952 - Por falar em Bahia, vem de lá outro talento da nossa música que, por vezes, cai no esquecimento por causa de sua imagem. Baby do Brasil (ex -Baby Consuelo) tornou-se figura caricata depois que passou a se envolver com crenças e igrejas e, para muita gente, perdeu seu valor artístico. Mas toda vez que surge cantando algo da época dos Novos Baianos é saudada. Assim como Mandela, fez aniversário essa semana. Quem a vê no palco, não diz que já tem 60 anos. E quem ouve sua voz sabe que seu valor artístico não morreu. Confira aqui: http://migre.me/9XdFD
O interior é minha praia
A atriz Fernanda Montenegro vai percorrer cidades do Interior com o monólogo “Viver Sem Tempos Mortos”. As apresentações começam dia 2 de agosto dentro do projeto Circuito Cultural Paulista. Itatiba (região de Jundiaí), Araçatuba, Ilha Solteira e Votuporanga (ambas na região de Rio Preto) estão entre as cidades que vão recebê-la. Há vinte anos, ela não vem ao Interior. O melhor: é de graça. Mais informações em http://migre.me/9XdzR.















Nenhum comentário:

Postar um comentário