quinta-feira, 21 de maio de 2015

MUITAS HISTÓRIAS, UMA IMAGEM: A percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí


Com o título acima a Professora Cínthia Soares de Oliveira faz um extenso relato sobre a Escola Agrícola de Jundiaí, seus alunos e suas vivências. Tais aspectos foram objeto de estudo para a mesma defender sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Para aqueles que desejarem ter acesso a este valioso material, o link é esse:

http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/12301/1/CinthiaSO.pdf


Algumas citações da autora:


... A partir desta primeira impressão, o espaço da Escola foi sendo por mim interpretado na tentativa de, primeiramente, me situar em relação às edificações e perceber seu funcionamento funções e atividades, tanto em relação às questões educacionais quanto em relação às pessoas. Com o passar do tempo, ministrando aulas para primeiros e terceiros anos, freqüentando reuniões pedagógicas, encontros e festas, percebi que os discursos dos professores e estudantes sempre rumavam para o que a Escola significava na vida de cada um, ou mesmo para os que já a haviam freqüentado”.

Tais constatações geraram as perguntas que motivaram o desenvolvimento dessa pesquisa, como sejam: O que, naquele espaço, estaria contribuindo para a essa sensação de lugar especial? De onde fluíam os discursos tão impregnados de afetividade? Como o ambiente estaria sendo percebido, principalmente pelos alunos, tão predispostos a viver naquela Escola? Quais componentes daquele ambiente atuariam no espaço Escolar e que estariam colaborando para que se mantenha assim ao longo dos seus mais de 50 anos de existência? Com base nessas indagações, a justificativa para o desenvolvimento desta pesquisa é pautada em vivências ao longo do meu percurso acadêmico e na literatura na área relativa às inter-relações pessoa-ambiente”.   

Boa leitura,
Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 21 de Maio de 2015.









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