sexta-feira, 22 de maio de 2015

Meirinhos do Forró crescem, ganham nova identidade e viram Forró Meirão


Meirinhos do Forró crescem, ganham nova identidade e viram Forró Meirão



O trio que há 12 anos meteu o pé na estrada e soltou a voz para mostrar o trabalho e superar as dificuldades.
Por: Tiago Rebolo
15/08/2014

Cláudio, Claubertto e Ana






Cláudia abandonaram a alcunha de “Meirinhos do Forró” e compõem agora o grupo Forró Meirão, nome que reflete o amadurecimento do trio que há 12 anos meteu o pé na estrada e soltou a voz para mostrar o trabalho e superar as dificuldades.

A história começa em Bom Jesus, cidade de 10 mil habitantes localizada no Agreste Potiguar. Os pais dos meninos, Sr. Cláudio e D. Maria José, viviam tempos difíceis. Foi quando Claubertto, aos doze anos de idade, descobriu seu talento com a sanfona, ao dedilhar o instrumento que pertencia ao vizinho. Sua maior diversão era poder tocar o acordeom, o que encantava a todos. Tanto é que o avô das crianças, observando as dificuldades enfrentadas pelos netos, decidiu juntar suas economias e comprar uma sanfona para Claubertto.

Sempre com a orientação do pai, o trio rapidamente se familiarizou com a música. O irmão mais velho, Cláudio, logo aprendeu a tocar zabumba e a cantar. Ana Cláudia, por sua vez, aos oito anos de idade, completava a formação do grupo tocando triângulo. E assim, com muito empenho e dificuldade, a banda se formou. Nas palavras do grupo e do pai, os Meirinhos do Forró surgiram com a intenção de tocar o “verdadeiro” forró, resgatando as raízes do ritmo nordestino e revivendo as canções de grandes intérpretes, como Luiz Gonzaga.

Em maio de 2002, surgiu a oportunidade de fazer a primeira apresentação em Natal. Um restaurante da capital decidiu convidar aqueles meninos que usavam trajes tipicamente nordestinos, a la Lampião e Maria Bonita para se apresentarem no estabelecimento. Primeiramente, em um almoço. No entanto, a aceitação foi tamanha que os Meirinhos se apresentaram outras vezes no lugar e receberam seu primeiro cachê pela apresentação, mesmo com o Seu Carlos entendendo que “um almoço já pagava os meninos”.

Depois disso, a caminhada dos Meirinhos continuou e eles se apresentaram, entre tantos lugares, no Cajueiro de Pirangi, onde tinham seu trabalho recompensado com as gorjetas dos turistas. Enquanto tocavam no cajueiro, recebiam convites para tocar em hotéis, restaurantes, aniversários e colégios. Em 2003, apresentaram-se no pavilhão do Centro de Convenções, onde acontecia uma feira de turismo. Foram descobertos pelo empresário Haroldo Azevedo, então Secretário de Turismo do RN, que convidou os meninos para representar o Brasil em uma feira de turismo do Mundo Abreu em Lisboa, a capital portuguesa.

Com o talento dos Meirinhos reconhecido pelos europeus, o grupo retornou a Portugal outras cinco vezes. Além disso, foram várias apresentações pelo Brasil e o lançamento de sete CDs. O mais recente deles traz uma novidade: a mudança do nome da banda, que mais do que um nova denominação, tem uma nova identidade, mantendo no forró genuíno sua principal base. O Forró Meirão retrata a personalidade dessa banda, traz um som moderno, ao mesmo tempo que não se esquece das raízes nordestinas.

O próximo desafio do grupo é, agora, o lançamento de um DVD. “No entanto, não temos pressa. Queremos que seja um registro bonito de uma história bonita. Não queremos fazer de qualquer jeito”, conta o pai.

E é dessa forma, fazendo o “som da multidão”, que a banda se apresenta nesta sexta (09), em Arez, no Festival do Camarão.

Fonte: Potiguar Notícias


Fonte: http://www.potiguarnoticias.com.br/2014/noticias/29566/meirinhos-do-forro-crescem-ganham-nova-identidade-e-viram-forro-meirao

Nenhum comentário:

Postar um comentário