terça-feira, 5 de maio de 2015

ESPAÇO DO PEDRO AVELINENSE 8: Francisca Sônia Costa Valério



Francisca Sônia Costa Valério, nasceu em Pedro Avelino no dia 7 novembro de 1964. É filha de José Xavier da Costa (in memorian) e Francisca Braz Câmara Costa, conhecida como Tetê.

Sônia possui como irmãos: Rosa de Lima Costa,
José Xavier da Costa Junior, Francisco Canindé Costa, Luiza Lúcia Costa, Maria Betânia Costa, Maria Solange Costa e Paulo Rogério Costa.

É casado como Marco Aurélio Valério da Silva e possuem como filhas Raíssa Tábata Costa Valério, Danielle Joyce Costa Valério e Yasmin Samara Costa Valério.

Nossa conterrânea e prima relata sua trajetória e vida profissional como os seguintes relatos:

Iniciei minha vida escolar na Escola Isolada José Avelino, na zona rural do município de Afonso Bezerra, cursando até a 3ª série do primário nessa mesma instituição. No ano seguinte, vim morar em Pedro Avelino, onde cursei a 4ª série na Escola Estadual Abel Furtado com a professora “Chiquinha de Doca” (falecida). O meu antigo ginásio e segundo grau foi cursado na Escola Estadual Josefa Sampaio. Lembro-me de alguns professores como “Picharro” de Química, Ivanildo de Física, Edvaldo do Pronaza de economia rural e Madalena de Português”.

“Hoje sou Professora da rede pública estadual e municipal. A minha vida profissional iniciou-se aos 17 anos. Estava concluindo o 2º grau e a minha Tia Maria da Cruz, tia muito querida, arranjou um contrato na prefeitura para dar aula nas séries iniciais. Onde trabalhei até o ano de 1989, sendo demitida pelo prefeito daquela época. No ano seguinte, 1990, fiz o concurso do estado para professor, fui aprovada e leciono até os dias atuais. Em 1994, prestei vestibular para o curso de pedagogia para a Universidade Estadual de Rio Grande do Norte (UERN), sendo aprovada e assim concluí o ensino superior. No ano de 2002 fiz um novo concurso para professora do município de Extremoz e novamente fui aprovada e assim leciono até os dias atuais. Sou uma pessoa realizada profissionalmente, embora tenha algumas decepções e frustrações na educação, mas ainda sim amo o que faço”.
 
A professora Sônia Costa se define como uma pessoa batalhadora, trabalhadora e vencedora.
 
Como momentos marcantes na nossa cidade, ela relembra uma infância com muitos amigos e brincadeiras, alugando bicicletas para aprender a pedalar. Já na adolescência o que a marcou, foram as festas no saudoso Country Club de Pedro Avelino nos fim de semanas assim os antigos carnavais.

Em uma mensagem inspiradora para as futuras gerações, Sônia demonstra seu conhecimento filosófico e literário citando o pacifista Mahatma Gandhi:
 
Vigie seus pensamentos, eles se tonaram palavras. Vigie suas palavras, elas se tornaram ações. Vigie suas ações eles se tronaram hábitos. Vigie seus hábitos, eles se tornaram seu destino"




email para contato: sonia_valerio7@yahoo.com.br


Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 05 de maio de 2015.
heliosilva77@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário