sábado, 2 de maio de 2015

ESPAÇO DO PEDRO AVELINENSE 7: Cícero Luiz Câmara



Cícero Luis Câmara é conhecido popularmente em Pedro Avelino como Cícero do Barracão. Nasceu no dia 21 de Agosto de 1944, na fazenda Santa Helena, distrito de Gaspar Lopes município de Angicos e de propriedade do senhor Justino Xaveir de Souza. É filho de Luiz Tomé Câmara (in memorian) e Isabel Rainha Câmara  (in memorian).

Possui como irmãos por parte de pai e mãe os senhores Luiz Tomé Câmara Filho,
José Luiz Câmara, Terezinha Câmara Fernandes e do segundo casamento de seu pais descendem, Antônio Sílvio Câmara, Tomé Florêncio Câmara Neto (in memorian), João Maria Câmara, Luciano das Neves Câmara (in memorian), Lucildo Hildegardes Câmara, Lucilo Raniere Câmara, Maria das Graças Câmara Cavalcanti, Lúcia de Fátima Câmara, Francisca Lucenilda Câmara Santos e Lucivalda da Anunciação Câmara.

Tem como filhos Elizabeth Isabel Câmara de Moura, Elisângela Nilza Câmara Rodrigues, Elisonaldo Cristian Câmara, Cícero Luiz Câmara Júnior e Elissandra Bezerra Câmara Costa.


Cição possui atualmente 4 netos: Washington Câmara Rodrigues, Diogo Câmara de Moura, Apolo Cristian Ferreira Teodoro Câmara e Maria Clara Rebouças Câmara.O nosso amigo se define com uma pessoa honesta, trabalhadora, amiga, bom pai, bom esposo, filho e irmão. Segundo relata, iniciou suas atividades comerciais em 1964 e permanece até os dias de hoje. Sempre foi uma referência na área comercial em nossa cidade. Pois, inspirou vários jovens que com ele trabalhava na sua bodega, como Maduro, Paulinho e seu irmão Dotô, nosso primo. 


Cição revela que passou por vários momentos de  sufoco e dificuldades. O mesmo não teve a oportunidade de continuar estudando e assim, teve que parar no primário por falta de incentivo e recursos financeiros do pai. Porém, continuou na luta pela sobrevivência, trabalhando na atividade agrícola, no comércio e em outra funções. Identificou-se com a atividade do comércio varejista do ramos de cereais, bebidas, miudezas, entre outras. Iniciou uma sociedade com Paulo Alves, e em seguida se estabeleceu por conta própria, em um prédio que fica na rua da usina de processamento de algodão em meados da década de 60, denominada Barracão, daí alcunha popular que até continua até hoje... “Ciço do Barracão”.

Recorda com nostalgia sua trajetória comercial quando atingiu o auge profissional abrindo 3 estabelecimentos comerciais, sendo uma matriz e duas filiais (Rua Epitácio Pessoa e Conjunto IPE). Na qualidade de amante da atividade esportiva foi presidente da seleção de futebol de Pedro Avelino.

Nosso grande amigo deixa uma mensagem ao povo de Pedro Avelino:
''As virtudes do homem são como as estrelas do céu, algumas são fáceis de ver, mais outras requerem atenção para serem reconhecidas''.

contato: elisonaldocc@yahoo.com.br (seu filho Elisonaldo, o Bilas)


Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2015.
heliosilva77@gmail.com 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário