sábado, 1 de agosto de 2015

Professor João Bosco e Jornalista Marcos Calaça homenageam Diomedes e Pedro Xavier da Costa






ESPAÇO DAS GRANDES FIGURAS

DIOMEDES e PEDRO XAVIER DA COSTA



Foto 1: Meus avós Liberata Xavier e Pedro Xavier da Costa


Artigo escrito originalmente pelos estudiosos e conhecedores do nosso povo, Jornalista Marcos Calaça e Professor João Bosco em
Julho de 2011, ambos Pedro Avelinense e amantes de suas raízes.



Foto 2: Jonalista Marcos Calaça seu blog: http://marcos.calaca.zip.net/



Foto 3: Professor João Bosco e seu bloghttp://culturajb.blogspot.com.br/ 


São descendentes diretos do capitão Francisco Trajano Xavier, da desaparecida ilha de Manoel Gonçalves, onde em seguida fundou juntamente com outros a cidade de Macau, e dono da fazenda Amargoso.

Diomedes era portador de um senso de humor bem acentuado e ainda nos anos vinte, tornou-se o representante da tributação, que começou em Lajes e, posteriormente, Pedro Avelino, cargo que ficou atá a sua aposentadoria.

Participou das ações do distrito como membro ativo nas escolas no noturno, ao lado de Justino Xavier; na Cooperativa Agropecuária, com Adalgiso Santiago; na política com Luís Felipe, José Carneiro, Pedro Alves, Joaquim Inácio e outros conterrâneos.

Durante o momento da emancipação, foi uma voz altaneira, inclusive era a favor da continuação do nome Epitácio Pessoa. Porém aceitou o nome Pedro Avelino por aconselhamneto do seu amigo governador José Augusto varela.

Diomedes Xavier deixou um legado de honra, de valores e sobre tudo deixou uma geração de filhos excelentes e bons profissionais.

Pedro Xavier da Costa, agricultor, pioneiro da energia eólica, homem de letras, era bem informado através de emissoras de rádio, como a Voz do Brasil, jornais e revistas, do seu tempo, por exemplo a revista O Cruzeiro.

Era tal qual o irmão, participante de todos os momentos do progresso do nosso município, comercializava fumo de rolo, uma das mercadorias mais características das feiras livres deste Nordeste, ao lado do papel Itacolomy.

Seu Pedro deixou um exemplo de amizade, de decência e também constituiu uma família ordeira e de princípios.

                                João Bosco da silva, professor e poeta




Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2015.
heliosilva77@gmail.com




Hélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário