terça-feira, 21 de abril de 2015

ESPAÇO DO PEDROAVELINENSE: Marco Aurélio Valério da Silva



Marco Aurélio Valério da Silva nasceu em Pedro Avelino-RN, em 14 de de fevereiro de 1964. É filho de Manoel Valério e Orminda Mariana da Silva. Teve como irmãos Maria de Lourdes da Silva, Maria da Paz Silva, Marcelo Luís da Silva. Possui ainda outros irmãos pelo lado paterno: Antônio Valério, Francisco Valério, Ivan Valério, Djosete Valério (falecida), Rosário Valério, Dione Valério (falecida) e Manoel Valério.

É casado com Francisca Sônia Costa Valério e possuem 3 filhas: Raíssa Tábata Costa Valério, Danielle Joyce Costa Valério e Yasmin Samara Costa Valério.

Marco Aurélio define
sua trajetória escolar com o relato abaixo:

“Fiz minhas primeiras letras na E.E. Prof. Abel Furtado, com a inesquecível e dedicada Prof. Bastiana (também do Dadá de Sérgio); depois me transferi (e tenho muito orgulho disso para a Escola Paroquial e Centro Social Nsa. Sra. das Graças (escola do não menos inesquecível Padre Antônio Antas, a quem devo a maior parte da minha formação intelectual). Daí ao saudoso Ginásio Paulo VI (onde mantive fui educado pelos queridos Professores e Professoras (Zequinha, Ivanildo, Graça Cadó, Xavier, Velho Onofre, Dra. Riva...).”

“Ao término do 1º grau, fui estudar em Angicos, pois nessa época não havia 2º grau em Pedro Avelino. Mas, foi um ano muito infrutífero na Escola de Pe. Pinto, pois a minha turma não gostava muito dos livros e eu acabei contaminado. Decidi que teria que refazer o 1º Ano do 2º grau. Então, já com o Ensino Médio instalada em PA, conclui-o na também saudosa E.E. Josefa Sampaio Marinho (em companhia dos mestres Ivanildo, que me inspirou a fazer Letras na UFRN, Velho Picharro, Madalena (que Deus a tenha), Edvaldo (idem), Heriberto Maciel (também já partiu), novamente meu querido “Nego Bi”. Quando ainda cursava o 2º Grau, como era considerado pelos educadores o melhor aluno da escola, a minha amiga Maria do Céu Antas me arranjou um contrato provisório para ministrar aulas no 1º Grau (como ainda chamávamos o Fundamental). Depois esse contrato se efetivou, e até hoje sou grato à amiga Cecéu. Nesse momento, muito influenciado pelo amigo e Prof. Ivanildo, que chegou a dizer publicamente que deixaria a profissão de educador se eu não passasse no Vestibular, fui prestar o exame em Macau. Isso também por influência do amigo Marcos Calaça. Fui aprovado em 1º lugar geral do Vestibular no Campi avançado daquela cidade, motivo de muita comemoração por parte de meus educadores e, claro, da minha família. Depois de 1 ano e meio em Macau, transferi-me para Natal, onde colei grau em janeiro de 1989”.

Ele se define como amante das belas coisas da vida: do bom vinho ou bom uísque, da boa música, do bom livro, do bom filme e das boas amizades, pois para o mesmo trata-se de valores que se eternizam no ser humano. Apaixonado por política e futebol. No primeiro caso, muita frustração; no segundo, muita decepção, pois acabou o romantismo que encantava esse esporte. Adora o bom humor e sua maior alegria é ver os amigos felizes. Agradece a Deus o presente a ele dado: Sua esposa Sônia e suas filhas, Raíssa, Danielle e Yasmin.

O velho Marco Aurélio é ainda um apaixonado pelas causas populares, pois sua vida fora marcada pela luta contra o poder opressor. A sua prisão política, além de marcá-lo, é motivo de orgulho para o mesmo. Pois, o aproxima daquele considerado por Marcos, o maior político deste país: Luís Inácio Lula da Silva.

Como uma mensagem inspiradora para as futuras gerações, Pedroavelinenses, Potiguares, e por que não dizer, Brasileiras, o nostálgico Marco Aurélio enfatiza:

Sempre que for possível, faça o bem, cultive a honestidade e ame as pessoas que lhe querem bem: a vida só vale a pena se for bem vivida.”

Atualmente leciona em diversas escolas particulares da capital do estado como CEI e Salesiano, dentre outras. Permanece ainda deixando sua valiosa contribuição em escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte.


Seu e-mail para contato: marcoaurelio_14@yahoo.com.br

Acrescento aqui que Marco Aurélio é sem sombra de dúvidas, um dos maiores educadores que nossa cidade já teve. Tive a oportunidade de estudar com Marcão, como conhecido pelos amigos, onde lecionava inglês, OSPB e Português no antigo ginásio (antiga 5ª série à 8ª) na E. E. Josefa Sampaio Marinho. Lembro-me ainda de Marcão preparando inúmeros alunos de Pedro Avelino, para fazer o exame de seleção da antiga ETFERN, hoje CEFET, assim como o Colégio Agrícola de Jundiaí. Sua postura em sala de aula foi sempre rígida e exemplar, pois sempre buscou o melhor para o aprendizado dos seus alunos.

Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 21 de Abril de 2015.

e-mail para contato: heliosilva77@gmail.com







4 comentários:

  1. Muito grato pelas referências, meu grande amigo Dr Hélio Santa Rosa!!
    E, mais uma vez, meus PARABÉNS pela brilhante idéia da criação deste espaço para os amantes da nossa sempre querida Pedro Avelino!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu Grande amigo Marcão! foi uma satisfação publicar esta matéria sobre vc, e sua intensa relação com a nossa cidade. Grande abraço e boa semana.

      Excluir
  2. Amigo Hélio Santa Rosa, parabéns pelo blog que, por sinal, está ficando ótimo, e também por manter viva, através dele, a história de nossa querida Pedro Avelino, resgatando também as histórias de alguns de seus filhos. Parabéns ao amigo Marcos Aurélio Valério da Silva (Marcão), por sua historia de vida e pela bela família que construiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Adriano! Obrigado pelo elogio e também pela sua colaboração. Em breve estarei enviando o questionário para vc responder e assim publicar um pouco da sua histórias neste espaço. Está sendo muito gratificante desenvolver este canal. De maneira que ter o reconhecimento dos amigos e leitores só nos motiva ainda mais! Um grande abraço amigo e conterrâneo.

      Excluir