quinta-feira, 23 de abril de 2015

ESPAÇO DO PEDRO AVELINENSE 2: Francisca Sônia Câmara



Francisca Sônia Câmara, conhecida como por seus amigos como Soninha, nasceu em Pedro Avelino RN em 07/03/1951. Teve como pais o senhor Sebastião Inácio Câmara e como mãe, Maria Áurea Câmara, conhecida como Dona Mariinha. Possui como irmãos Francisco Canindé Câmara (Titiu), Maria Luíza Câmara e Silvéria Telma Câmara. 

Sua trajetória
escolar e consequente vida profissional Soninha define da seguinte maneira:

Concluí o curso de Farmácia em 1987 e logo comecei pensar em que poderia contribuir com a minha profissão para o município de Pedro Avelino. Abrimos em 1989 a Farmácia Câmara, onde até hoje respondo por sua responsabilidade técnica, sempre atenta a saúde da população no que diz respeito ao uso do medicamento. Entrei na UFRN em 1981 e fui lotada na Escola Doméstica, onde fui professora e coordenadora por muitos anos, ensinando também no curso de Nutrição da FARN. Em 1988 o convênio da Escola com a UFRN foi cancelada e me transferi para Faculdade de Farmácia, onde permaneço até hoje. Durante todo esses anos procurei me qualificar na área de Alimentos, uma vez que estava lotada na Bromatologia”. 

A conterrânea Sônia Câmara se define como uma eterna estudante em busca do saber. 

Para ela, um momento que marca sua trajetória em Pedro Avelino trata-se do período das suas férias escolares, pois retornava ao convívio familiar, e re-encontrava seus amigos e aproveitando cada momento ali vivenciado. 

Como uma mensagem para as gerações futuras Soninha exclama:


"Viva como se fosse morrer amanhã, estude como se fosse viver eternamente..."


Soninha é uma pessoa muito querida no seio da nossa família, segundo ela própria afirma, a mesma fora criada juntamente com mamãe como se fosse irmãs. Isto, principalmente pelo fato de terem sido vizinhas durante muito tempo. Pois, a casa de meus avós maternos Pedro Xavier e Liberata e sua mãe Mariinha, sempre foram juntas uma á outra, como se diz no interior, “parede com parede”. Até hoje ela e mamãe conservam essa amizade adquirida ao longo da infância. Tive a oportunidade de ter aulas com Soninha durante a disciplina de Bromatologia no curso de Farmácia na UFRN. Ao me ver na cadeira para assistir sua aula, Soninha subitamente começou a tecer inúmeros elogios a mamãe e a nossa família, me deixando assim, muito honrado. É como digo sempre caros leitores, coisa boa é ter amigos!!

Soninha permanece em plena atividade como servidora da UFRN lotada na Faculdade de Farmácia. Encontra-se com seu Doutorado em fase de Conclusão.

Email para contato:
francisca.s.camara@gmail.com




Hélio Santa Rosa Costa Silva, Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2015.
heliosilva77@gmail.com
























Nenhum comentário:

Postar um comentário