sexta-feira, 13 de maio de 2016

25 anos de mastruz Com Leite: Luiz Fidélis e suas canções

Fala Galera!!

Senhores, nosso Mastruz com Leite completou 25 anos no ano de 2015. Seu dono, o empresário e proprietário da soomzom sat Emanoel Gurgel, teve mais uma excelente ideia. O cara gravou no you tube 10 episódios onde ele conta toda a história dos estúdios soomzom sat, assim como o nascimento das suas bandas de forró, em especial o MASTRUZ COM LEITE! Este escriba tem acompanhados todos esses capítulos e assim, recomendo fortemente que vcs leitores deste nostálgico espaço, vejam esses documentários!! com certeza vcs gostarão! vale a pena!

Nesses 10 episódios, são entrevistados cantores e compositores que marcaram todo o nascimento do forró elétrico. Artistas como Rita de Cássia, Ferreira Filho, Rômulo Santa Ray, Luiz Fidélis, dentre muitos outros. Todos eles relatam seu início musical, assim como, resenhas que marcaram a sua vida. Interessante dizer que eles narram também o nascimento de cada canção, ou seja, como ele compôs aquela determinada canção.

É isso meu povo, tudo isso vocês podem encontrar nesses vídeos do you tube no canal da soomzom.

Abaixo ilustra alguns matérias sobre o poeta Luiz Fidélis, um dos primeiros a ceder suas composições para o Mastruz Com leite. Antes ilustro algumas letras compostas por esta poeta nascido em Juazeiro do Norte.

Tenham todos um bom fim de semana e fiquem com Deus!

Rio de janeiro, 13 de Maio de 2016

Hélio Santa Rosa Costa Silva

PRA FALAR DE AMOR
Eu não sei viver sem você 
Não sei como pode viver 
Viver sem mim. 
Ah, se eu fosse você 
Não me deixava sofrer 
Sofrer assim. 
Antes de você me tirar 
Da cabeça me tire para dançar. 
Antes de você me deixar 
Me deixe ao menos eu poder lhe abraçar. 
(Refrão) 
Pra falar de amor, 
Nós dois a sós 
Sempre juntinhos 
Do pé ao gogó. (x2)

SE LEMBRA CORAÇÃO
Pra onde você for, 
Me leve com você. 
Não deixe de querer, 
nem de gostar de mim. 

Pra onde você for, 
Eu quero ir com você. 
Não quero lhe perder, 
viver longe assim. 

Me leve na cabeça, 
Ou antes que esqueça. 
Você pode me levar numa fotografia. 

Ou se escutar, 
No rádio uma canção 
Se lembra coração, 
Se lembra coração.

NAMORO DE CRIANÇA
Lembra quando a gente
Era criança e você
Usava tranças
E um vestido bordadinho
De algodão
Eu chorava pelo pirulito
Meu coração hoje
Dá grito
Quando vejo você

Jeitinho doce
De arrupunar abelha
Ah se ainda fosse aquela
Que morava
Na mesma rua que eu

Lembra quando eu ia
No jardim
Despetalando uma rosa
Pra saber se você
Gostava de mim
Bem me quer e
Mal me quer
O mundo dá muitas voltas
Hoje você é mulher



OLHINHOS DE FOGUEIRA
Explodiu meu coração
Feito bomba no São João
Quando deslizei as mãos
Pelas suas costas nuas.

Vi estrela no salão
Luar cheio de balão
Teus olhinhos de fogueira
Me queimando de paixão

Chão batido de chuvinha
Só pra ver tuas perninhas
Tuas perninhas grossas
Dançar são joão no roça.

Roça de milho, roça meu filho
Roça assim teu corpo em mim
Roça mulata, roça a batata
Roça assim teu corpo em mim.







10/05/2016 às 3:21

Emanoel Gurgel recebe Luiz Fidélis no penúltimo episódio do “Vou pedir licença pra contar a nossa história”

Por: Alcides Santos
10710958_10153595429044480_3913440267613574077_n
O Documentário Especial, "Vou pedir licença pra contar a nossa história", chega ao seu
penúltimo episódio. Desta vez, o empresário Emanoel Gurgel, recebe o renomado compositor Luiz Fidélis, responsável por criar inúmeros sucessos, revelados pelo Grupo SomZoom, músicas que se tornaram verdadeiros clássicos do nosso forró.
Em 1 hora e 35 minutos, o grande idealizador do Forró Mastruz com Leite, relembrou ao lado do talentoso compositor Luiz Fidélis, momentos marcantes da sua carreira que se confundem com a trajetória da SomZoom, quando as suas composições foram gravadas pelas principais bandas do grupo, principalmente pelo Forró Mastruz com Leite.
O visionário que revolucionou a música nordestina com suas ideias e criou uma marca que é sinônimo de qualidade neste seguimento, reviveu ao lado renomado autor, curiosidades e inspirações sobre alguns dos seus principais sucessos ao longo de todos esses anos de existência do nosso movimento como: "Meio Dia", "Baião de Dois", "Flor do Mamulengo", "Tem Gente", "Se Lembra Coração", "Olhinhos de Fogueira" entre tantos outros que também se destacaram.   
Produzido pela Imaginar Filmes, o Documentário "Vou pedir licença pra contar a nossa história", chega ao seu penúltimo episódio divulgado dos dez que foram produzidos pela conceituada empresa. 


Rita de Cássia: https://youtu.be/RLiMHIqlwwk

Rômulo Santa Ray, Ferreira Filho, Cláudio https://youtu.be/4sm9FX_e6mg 




Baixe agora o CD do cantor e compositor Luiz Fidélis com participações especiais

Por: Alcides Santos
Capa - Luiz Forró Fidelis
O talentoso cantor e compositor Luiz Fidélis, autor de inúmeros  sucessos forrozeiros gravados pelas mais diversas bandas, lançou no ano de 2011 um CD especial produzido pelo grande Santanna, “O cantador”, com clássicos sucessos de sua autoria e participações pra lá de especiais, que merece ser reverenciado e divulgado.
Canções gravadas por bandas como: Mastruz com Leite, Mel com Terra, Cavalo de Pau e Calango Aceso, ganharam novas releituras, mais direcionadas para o tradicional forró pé-de-serra, interpretadas pelo seu criador e convidados, que tem suas carreiras voltadas para este seguimento em nosso forró.
Composto por 14 faixas, o disco traz o cantor e compositor Luiz Fidélis interpretando seus sucessos ao lado dos cantores: Santanna, Geraldinho Lins, Flávio José, Maciel Mello, Petrúcio Amorim, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Paulinho Leite, Rogério Rangel, Nádia Maia, Irah Caldeira,  Cristina Amaral e Cícero Fidélis, que é irmão do artista.
Confira o playlist:
01. “Se Lembra Coração”
02. “O Amor É Lindo”  com Flávio José
03. “Pra Falar de Amor”  com Santanna
04. “Cheirinho de Lavanda” com Flávio Leandro
05. “Meio Dia” com Cristina Amaral
06. “Não Queira Ser Minha Gaiola” com Fábio Carneirinho
07. “Flor do Mamulengo” com Cícero Fidélis
08. “Coisas da Vida e do Coração” com Santanna e Paulinho Leite
09. “Noda de Caju” com Irah Caldeira
10. “Namoro de Criança” com Geraldinho Lins
11. “Baião de Dois” com Nádia Maia
12. “Pedido de um Matuto”  com Petrúcio Amorim
13. “Meu Bê a Ba” com Maciel Mello
14. “1,2,3 Meia Já” com Rogério Rangel

20/12/2014 às 6:44

Rita de Cássia e Luiz Fidélis se encontram no Show “Encanta Ceará”

Por: Alcides Santos
rita e fidelis
A terceira edição do show Encanta Ceará, aconteceu na última quinta-feira (18) no aterro da Praia da Iracema em Fortaleza-CE, o evento foi aclamado por uma multidão, que compareceu em massa para prestigiar os artistas que se apresentaram naquela noite.
promovido pela TV Verdes Mares, o Encanta Ceará é um quadro veiculado ao programa Destaque VM, que é exibido no final das noites de domingo e tem como principal objetivo reconhecer e valorizar a cultura do Ceará.
O show reuniu 11 atrações que foram homenageadas no quadro durante todo o ano de 2014, dentre elas estavam: o Forró Mastruz com Leite, “A Poetisa do Forró”, Rita de Cássia e o compositor Luiz Fidélis, três importantes ícones do nosso forró estilizado, “Filhos do Ceará”, que revolucionaram a música nordestina.
Sem dúvida o encontro mais significativo da noite foi o dos compositores: Rita de Cássia e Luiz Fidélis, autores de diversos clássicos forrozeiros, como: “Meu vaqueiro, meu peão” e “Meio dia”, ambos possuem respaldo e prestigio de sombra dentro do nosso movimento por contribuírem de maneira significativa para o crescimento da nossa cultura, mesmo que seja nos bastidores vale ressaltar a relevância deste encontro, pois se somadas todas as músicas compostas por essa dupla, que se tornaram grandes sucessos ultrapassaríamos a expressiva marca de mais de mil canções.
O show foi gravado e vai ser exibido em forma de especial através TV Verdes Mares no dia 28 de dezembro, logo depois do Fantástico.

07/01/2014 às 11:04

TV SomZoom divulga os programas: “Perspectiva” e “Sete Notas” com o compositor, Luiz Fidélis

Por: Alcides Santos
fidelis2
O renomado compositor Luiz Fidélis, autor de grandes sucessos forrozeiros tais como: “Meio dia”, “Baião de dois” e “Flor do Mamulengo” é o principal destaque das novas atualizações dos programas, “Perspectiva” e “Sete Notas” da Web TV SomZoom.
No “Perspectiva”, Fidélis relembrou um pouco da sua trajetória pessoal e profissional, o encontro com empresário Emanuel Gurgel, um dos principais incentivadores do seu trabalho, o músico ainda reviveu alguns seus principais sucessos.
Veja agora o “Perspectiva” com o grande, Luiz Fidélis: www.youtube.com/embed/mmpV-7-JWS4


o “Sete Notas”, programa destinado aos autores, que revivem na atração suas consagradas canções, Luiz Fidélis relembrou suas obras, sucessos inesquecíveis que continuam atuais e presente na vida dos forrozeiros.
Acompanhe o “Sete Notas” com o talentoso Luiz Fidélis: www.youtube.com/embed/CslJE1JskL8

sábado, 20 de outubro de 2012


Biografia de Luiz Fidelis




LUIZ FIDELIS é um compositor que canta, ou melhor, interpreta suas próprias canções com um sentimento e a sensibilidade de quem sabe o que escreveu.
Ele como compositor consegue ser popular sem ser popularesco. Em uma mesma poesia consegue agradar de A a Z. É simples, Luiz Fidelis canta a verdade, o cotidiano. Suas músicas são realmente inspiradas e não inventadas.
Luiz Fidelis não para pra fazer uma música, a música é que lhe pára. É um compositor regional que todo Brasil assimila. Versátil, não deixa nada escapar da sua visão de poeta. Com mais de 200 músicas gravadas, seu nome será sempre lembrado quando o assunto for Forró. Luiz Fidelis está presente no repertório dos grandes nomes da música popular Nordestina como: Elba Ramalho, Marinéz, Mastruz com Leite, Frank Aguiar, Calcinha Preta, Santanna o cantador, Fagner,Dominguinhos, Fábio Carneirinho,Maciel Melo, Quinteto Violado,etc...Parceiro com Patativa do Assaré nas músicas O boi Zebu e as formigas e Sem terra, gravadas pela Forró Mastruz com Leite.
Participou na década de 1970 do Festival da Credimus, em Fortaleza.
_ Festival Som das Águas(MG).
_Festival da Cançaõ_ Crato(CE).
_ Do Movimento Massa Feira em Fortaleza(CE).
_Festival Universitario no Cariri.
_Shows na concha acústica da UFC_Fortaleza(CE).
_Teatro Segredo de Itapuan_ Salvador(BA).
_ Participações em show's com Xangai,Elomar,Vital Farias.
Dono de uma bagagem como essa, foi merecidamente lembrado pela Rede Globo para fazer parte do São João do Nordeste(2009) em um clipe veiculado para todo o Brasil.
Tem música de sua autoria(Flor do Mamulengo) como tese de mestrado na USP(SP).
Nascido na terra do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Luiz Fidelis já possui 4 trabalhos fonográficos, 2 Lp’s e 2 Cd’s:
1º. Retrato (LP)
2º. Renovação (LP)
3º. O Preço de Um Homem (CD)
4º. Luiz Fidelis voz e violão (Vol. I) (CD)
Luiz Fidelis, tem nível superior e foi graduado pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), casado, quatro filhos, apaixonado por futebol, cavalos e pela vida, Luiz Fidelis vê no amor a razão de tudo.


PORTALFORRO.NET – Coluna LEMBRANÇAS DO FORRÓ apresenta: A história de Luiz Fidélis




Por Luís Painho
Venho por meio de simples e sinceras palavras falar de um Caririense de Juazeiro do Norte -CE terra do Padre Cicero Romão,e foi através de suas letras poéticas que retrata a vida e o cotidiano nordestino conquistou a todos forrozeiros e apreciadores da boa música contemporânea.Estou falando de Luiz Fidélis O poetacantador.Luiz foi músico da noite cantando MPB e músicas regionais e chegou em Fortaleza-CE com a indicação de um amigo,o Luizinho Magalhães que o indicou para o Emanuel Gurgel e abraçou esse mestre e suas belissimas obras muiscais.Seu primeiro trabalho ainda em LP foi “Retrato” seguindo do trabalho “Renovação” que trouxe os sucessos:Forrobodó,Flor do mamulengo,na ponta do pé,Beija flor e quererê que veio estourar mais tarde com a Banda Mastruz com Leite.Seu terceiro trabalho foi o cd “O preço de um Homem” emplacando os sucessos:Gatinha do forrozão e Para ser doido é preciso ter Juizo que conta a história das figuras lendárias do Juazeiro do Norte.Seu quarto trabalho foi o Luiz Fidelis Voz e violão e o último no momento gravado é o cd Luiz forró Fidélis produzido por Santana o Cantador e trás grandes amigos cantadores em participações memoráveis.Luiz Fidelis é um grande compositor e tem grandes canções estouradas por bandas cearenses em destaque O Mastruz que gravou a maioria dos sucessos do Poeta como: Se lembra coração, Meio dia, Namoro de criança, Eu e o camaleão, Meu bê a bá, Forrobodó, Flor do mamulengo, Na ponta do pé, entre outras. Outras canções foram estouradas e assinada por ele como: Noda de caju, Seis cordas, Olhinhos de fogueira, Baião de dois, Diz que me ama porra. Fez parcerias com grandes nomes do nosso nordeste como o inesquecível Patativa do Assaré (in memorian), Domiguinhos, Flávio José, Elba Ramalho, Fagner, Quinteto Violado, Fábio Carneirinho, Calcinha Preta, Mulheres Perdidas. Uma banda que recebeu sua assinatura e canções com sátiras e falando de amor foi a Cachorra da Mulesta que implicou os sucessos “Corto e dô pro gato” e “Chega de sofrer”. Luiz Fidelis é formado na Faculdade UNIFOR em Fortaleza, casado com Ameliana Darineia e pai de 4 filhos. Essa é uma simples homenagem ao grande poeta que retrata o cotidiano nordestino em forma de lindas poesias.
BAIXE COM EXCLUSIVIDADE UM EP COM CLÁSSICOS DO CANTOR:
01 – O preço de um homem
02 – Pra ser doido é preciso ter juízo
03 – Flor do mamulengo
04 – Meio-dia
05 – Baião de dois
06 – O que é saudade
Abaixo você vê também a capa e a discografia completa do artista: 
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário