INOVAÇÃO NÃO DÁ EM ÁRVORE!
Hoje é quinta feira, feriado e dia de tbt!
No último 27/05 estivemos presentes no STARTUP DAY no Sebrae Sergipe. Um evento presencial em que tive a oportunidade de falar para cerca de 216 pessoas (lista de presença entregue pelo Sebrae). Um sábado chuvoso e lá estavam presentes alguns CEOs de startups mais antigas, professores do ensino médio, professores universitários, gestores de NIT e também uma quantidade considerável de alunos pertencente ao programa educação empreendedora do Sebrae Sergipe.
Em nossa fala trouxemos conceitos e provocações sobre temas como propriedade intelectual, patentes, desenhos industriais, marcas e também um pouco sobre o trabalho feito pelo CEP INOVAR INPI/SE no nosso ecossistema regional de inovação.
Feito este preâmbulo, trago nossa primeira provocação para este texto... Inovação não dá em árvore*!
Na realidade a intenção aqui é discutir formas de como podemos trabalhar em conjunto para tentarmos desenvolver inovação no Brasil. Isso mesmo, conjuntamente! Porque se não pensarmos em conjunto não atingiremos este fim: INPI, MCTI, FINEP, CNPq, CAPES, ICTs, FORTEC, NITs, dentre outros atores precisam estabelecer diálogos de forma contínua, duradoura e realmente desenvolver estratégias que possam aumentar as possibilidades de atingirmos tal finalidade. Percebam que usei a expressão aumentar possibilidades... Fazer inovação não é algo simples ou